Programação da Sessão de Pôsteres da 76ª Reunião Anual da SBPC já está disponível

A atividade contará com apresentações presenciais na UFPA e vídeo-pôsteres transmitidos pelo canal da SBPC no YouTube

rasbpcJá está disponível, na página da 76ª Reunião Anual Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC (https://ra.sbpcnet.org.br/76RA), a programação da Sessão de Pôsteres.

A atividade conta com 391 trabalhos de pesquisas científicas e tecnológicas, experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem e relatos de caso ou experiências, submetidos por estudantes de graduação ou pós-graduação, professores de ensino superior, pesquisadores, profissionais, estudantes e professores de ensino básico e/ou profissionalizante, e inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), que congrega alunos indicados e vencedores das mostras e jornadas de 16 instituições de ensino e pesquisa brasileiras.

Desse total, 182 trabalhos serão apresentados exclusivamente na forma de vídeo-pôsteres e 209, além da apresentação do vídeo-pôster, estão programados para a apresentação presencial. Os vídeo-pôsteres já estão disponibilizados no canal da SBPC no YouTube: https://www.youtube.com/user/canalsbpc.

Na programação, também estão incluídos nove trabalhos laureados do 21º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, edição 2023, realizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Festa da Ciência

As Reuniões Anuais da SBPC são gratuitas e abertas a todos. Realizadas desde 1949, elas atraem milhares de participantes, incluindo cientistas, professores, estudantes, profissionais liberais e autoridades. Este ano, em sua 76ª edição, a programação científica conta com 286 atividades, divididas entre debates presenciais e virtuais, com o objetivo de engajar diversos públicos. A edição também apresenta o inédito “Espaço Infâncias Mairí na SBPC”, uma tenda de 100m² dedicada à iniciação científica de crianças menores de cinco anos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Belém. Temáticas Afro e Indígena serão abordadas na Maloca da Beira do Rio e na Tenda Afro e Indígena, promovendo rodas de conversa, oficinas e exposições culturais.

A ExpoT&C, um dos principais destaques do evento, contará com mais de 45 expositores apresentando inovações brasileiras em biotecnologia, ciência dos materiais e tecnologias de informação e comunicação. Paralelamente, a SBPC Jovem reunirá 71 estandes com oficinas, rodas de conversa, e interações com cientistas, voltados principalmente para estudantes e professores da educação básica. Entre as atrações estão o Circo da Ciência, o Ciência Móvel e a Mostra de Feiras de Ciências, que exibirá cerca de 200 trabalhos científicos de diversas regiões do país.

O evento é uma realização da UFPA e da SBPC, que tem como sócios institucionais a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os patrocinadores são a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), a Finep, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Esta Reunião Anual tem como parceiros institucionais a Universidade do Estado do Pará (Uepa), o Instituto Federal do Pará (IFPA), a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).

Conta, também, com o apoio da Prefeitura de Belém, da Semec, da Secretaria de Estado de Cultura-SECULT-PA, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Educação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Ministério de Desenvolvimento Social.

Programe-se e participe!

Para mais informações: https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/

Vivian Costa – Jornal da Ciência