Confira as ações da SBPC em junho de 2024

O Jornal da Ciência destaca, mensalmente, as atividades e manifestações da entidade, enfatizando a importância da participação de todos na luta pelo conhecimento e pelo desenvolvimento do País

Desde a sua fundação, em 1948, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) continua firme na defesa dos valores éticos do conhecimento científico, da cultura, do meio ambiente, da inclusão social e do combate à pobreza como prioridades nacionais. A entidade também mantém a luta em prol de seus ideais e pelo desenvolvimento sustentável do País.

O Jornal da Ciência mensalmente atualiza seus leitores sobre as ações da SBPC para reiterar como a participação de todos é fundamental nessas lutas.

Fique por dentro e faça parte!

JUNHO

Com a aproximação da 76ª Reunião Anual da SBPC, a entidade potencializou a divulgação sobre o evento. Logo no dia 3 foi divulgado a retomada dos minicursos presenciais nesta 76ª edição da sua Reunião Anual. Serão oferecidos 46 minicursos no campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA), além de 32 webminicursos que serão disponibilizados online para quem estiver distante.

No dia 3, em ação proposta pela SBPC, com apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Academia Nacional de Medicina (ANM), sociedades científicas de todas as áreas e especialistas de instituições do Rio Grande do Sul se reuniram para discutir estratégias de recuperação da região afetada severamente pelas enchentes; objetivo é que plano de ações seja encaminhado a diferentes atores do sistema político.

No dia 4, divulgou que as inscrições para o “X Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência – 2024”, promovido pela Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em Goiás (SBPC-GO), estão abertas. Os interessados podem se inscrever até o dia 31 de julho.

No mesmo dia, a SBPC, a ABC e a ANM divulgaram uma carta conjunta “Crise climática e a saúde: integrar conceitos e unir esforços” sobre situação do Rio Grande do Sul: “O futuro dos eventos climáticos extremos já chegou. Estejamos atentos ao que a ciência tem a dizer para preservar vidas e evitar futuras catástrofes”.

No dia 6, a entidade divulgou que cinco ministros confirmaram presença na 76ª Reunião Anual da SBPC.

O Centro de Memória realizou visita mediada à sede da SBPC no dia 6.

A entidade divulgou, também no dia 6, que a Fapema se tornou sócia institucional. “A Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão se orgulha de se associar a esta importante entidade”, afirmou Nordman Wall, presidente da agência.

No dia 10 Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, homenageou Maria Conceição Tavares, a ex-deputada e economista luso-brasileira, que faleceu no dia 8 de junho, no Rio de Janeiro. Ele destacou seu importante papel na formação de economistas comprometidos com as causas sociais do País.

Em reunião, realizada no dia 13, com ministra da CT&I, o presidente da SBPC defendeu maior aproximação com comunidade científica. Em sua fala, Janine Ribeiro ressaltou conquistas da atual gestão governamental, mas reforçou a importância do diálogo do Ministério com as entidades do setor.

SBPC e sociedades científicas afiliadas manifestaram repúdio ao “PL pró-estuprador” no dia 17 de junho. “Conclamamos a sociedade brasileira a repudiar essa infeliz proposição, cobrando dos parlamentares que ajam segundo a ética e a decência, protegendo as vítimas de estupro”, ressaltam em documento subscrito por 59 entidades.

No dia seguinte, 18 de junho, a SBPC solicitou a ministras edital para iniciativas de enfrentamento à emergência climática no RS. Entidade destacou a necessidade de centralização de dados e ação coordenada para enfrentar impactos das enchentes no estado. Esta é a primeira ação do GT coordenado pela SBPC que reúne especialistas de instituições gaúchas.

nova edição do JC Especial, discutindo em suas reportagens os desafios de fazer ciência na Amazônia, foi publicada no dia 21.

No dia 24 a SBPC divulgou o novo calendário com homenagem a seus ex-presidentes. A publicação, que cobre o período de julho de 2024 a dezembro de 2025, está disponível para download gratuito.

No dia seguinte, 25 de junho, foi divulgado no Jornal da Ciência que  a SBPC-RN solicitou em carta maior apoio à Ciência e Tecnologia ao Governo do Estado. O documento foi subscrito por 160 pesquisadores destaca a necessidade de maior interação e investimento para fortalecer a CT&I no Rio Grande do Norte.

Convocação para a Assembleia Geral Ordinária dos Sócios da SBPC foi divulgada no dia 26.

Em nota divulgada no dia 27 de junho, a Diretoria da entidade manifestou satisfação pela liberdade do ativista Julian Assange após os anos de encarceramento na Inglaterra.

Durante o mês, a entidade divulgou quatro Especiais da Semana. O primeiro, divulgado no dia 7, discutiu a preocupante obsessão com padrões inalcançáveis de beleza. O segundo, divulgado no dia 14, abordou a greve nas universidades. O terceiro e penúltimo, publicado no dia 21, discutiu o PL do Aborto. E o último junho, no dia 28, tratou da descriminalização do porte de maconha para consumo próprio.

Vivian Costa – Jornal da Ciência