A Prefeitura de São Vicente apresentou, nesta quarta-feira (17), Felipe Chiarello como o novo titular da Secretaria de Educação. Para assumir o cargo, ele fará um diagnóstico e conhecerá todos os projetos que estão em trâmite no Município. “Visitarei pessoalmente cada equipamento, para depois realizar projeto coletivo, com a sociedade civil, professores e alunos”.
Chiarello tomará posse em 1º de janeiro. “O desafio aumenta, mas sobretudo é uma grande oportunidade”, avaliou o novo secretário.
Currículo
Felipe Chiarello possui mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006).
Atuou como membro do Conselho Técnico Científico, do Conselho Superior e do Comitê da Área do Direito da CAPES-MEC, onde Presidiu a Comissão de Classificação de Livros (2010) e (2012 – 2013); Membro da Comissão de Elaboração do Projeto de Educação Para Cidadania.
Participou do Projeto Universidade Cidadã, ministrando aulas sobre Cidadania nas Comunidades (México 70, Dique da Vila Gilda e Caruara); proferiu palestra na 2ª Bienal de Cultura e Arte da UNE (2001), na Audiência Pública no Congresso Nacional sobre Formação de Pesquisadores e coordenou o Encontro dos Jovens Cientistas da SBPC – Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência.
Atualmente é professor da Graduação e do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde ocupou a Coordenação de Extensão e a representação no Conselho de Ensino e Pesquisa.
Membro do Comitê Científico da Revista da ANPG: Ciência, Tecnologia e Políticas Educacionais, periódico científico institucional editado pela Associação Nacional de Pós-Graduandos e Membro do Conselho Editorial da Revista da Procuradoria-Geral do Banco Central, Parecerista na Área do Direito da CAPES-MEC e Secretário Adjunto do CONPEDI.
Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Estado, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Administrativo Econômico, Direito Constitucional e Garantias Fundamentais, Ética, Educação e Pesquisa.