A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) encerra sua 76ª Reunião Anual neste sábado, 13 de julho, com o Dia da Família na Ciência. Após uma semana intensa, com centenas de debates – presenciais e virtuais -, e muita arte, exposições científicas, cursos e troca de conhecimentos, o evento se despede da Universidade Federal do Pará (UFPA), anfitriã desta edição, e de Belém, com um dia de festa e atrações para todas as idades.
É um dia para toda a comunidade visitar a universidade e aproveitar centenas de atrações totalmente gratuitas. As atividades acontecem nas tendas da SBPC Jovem e ExpoT&C, e por outros espaços do campus Guamá da UFPA, das 8h30 às 17h. Os participantes terão a oportunidade de explorar experimentos interativas de ciência e tecnologia, aprender sobre instituições científicas do País e ter suas questões respondidas por cientistas.
Na SBPC Jovem, que reúne 71 estandes, os participantes podem explorar oficinas, rodas de conversa, bate-papo com cientistas, café com ciência e demais atividades. São atrações que conquistam todas as idades. Entre os destaques estão o Circo da Ciência, um espaço de encontro das instituições afiliadas à Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências, e o Ciência Móvel, onde museus e laboratórios itinerantes de diversos estados do País.
O público também poderá visitar da ExpoT&C, mostra de novas tecnologias, produtos e serviços da ciência brasileira, que neste ano reúne 45 expositores, de universidades e institutos de pesquisa públicos e privados, a empresas, órgãos governamentais, sociedades científicas, agências de fomento, etc.
Os visitantes poderão conhecer as mais importantes instituições científicas do País, como, por exemplo, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Painel Científico para a Amazônia (SPA), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Centro Alemão de Inovação em Pesquisas (DWIH). Até a SBPC tem um estande, com vídeos, fotos e materiais contando um pouco da história dessa entidades que completou 76 anos no dia 8 de julho.
Apoiadores
A 76ª Reunião Anual é uma realização da UFPA e da SBPC, que tem como sócios institucionais a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). Os patrocinadores são a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), a Finep, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Esta edição tem como parceiros institucionais a Universidade do Estado do Pará (Uepa), o Instituto Federal do Pará (IFPA), a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).
Conta, também, com o apoio da Prefeitura de Belém, da Semec, da Secretaria de Estado de Cultura-SECULT-PA, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Educação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Ministério de Desenvolvimento Social.
O Dia da Família na Ciência é aberto a todos e as atividades são gratuitas. Traga sua família, seus amigos e participe!
Jornal da Ciência