Após uma semana de programação científica, debates, arte, cultura e exaltação dos saberes tradicionais, a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada no campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA), encerrou, neste sábado (13), com o “Dia da Família na Ciência”. O balanço preliminar da organização do evento aponta que foram cerca de 60 mil pessoas circulando e participando de todas as atividades no campus, que iniciaram na segunda-feira (8) – com abertura oficial ainda no domingo (7), no Teatro da Paz.
A exemplo dos dias anteriores, a UFPA ficou tomada de pessoas de todas as idades e formações para prestigiar o último dia do evento, que encerrou às 17h deste sábado. Foi ultima oportunidade de aproveitar e explorar as seis tendas organizadas nesta edição: Expot&c, SBPC Jovem, SBPC Afro e Indígena, Paneiro-Espaço de Cultura Alimentar, SBPC Cultural e Feira da Economia Solidária e da Diversidade.
O dia começou com apresentação do Cordão de Pássaros Colibri, de Outeiro, trazendo alegria ao palco da tenda da SBPC Jovem com seus integrantes. “Para a gente é um grande orgulho estar aqui dentro da Universidade participando de um evento como esse. O Pássaro também é ciência. É a ciência da cultura. Tanto que não faltam, aqui na Universidade, pesquisas sobre os nossos Pássaros. Essa é uma valorização muito importante”, defendeu a mestra do Pássaro Colibri, Laurene Ataíde.
Após a apresentação, os brincantes se juntaram ao público e saíram em cortejo pelo campus Guamá. “Consegui aproveitar o último dia para trazer minha filha que estava querendo muito vir participar. Mas a programação nem é só pra ela. É uma festa completa. Tem muita ciência e muita cultura também. Me senti representada”, declarou a funcionária pública, Solange Couto, mão de Ana Júlia, 12 anos. “Eu gostei muito. Tem muita diversão e ajuda a gente a pensar no futuro”, disse a menina.
Balanço preliminar
“Foi a maior e melhor Reunião Anual da SBPC de todos os tempos”. A declaração é do presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, feita durante sessão solene de encerramento do evento no auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes. A afirmação resume os números ainda preliminares da edição que registrou 27.500 inscritos; recebeu a visita de mais de 15 mil crianças e jovens de escolas da cidade e toda a região e ofereceu, ao todo, 280 atividades científicas apresentadas por mais de 700 especialistas e autoridades, segundo a Secretária Geral da SBPC, Cláudia Linhares Sales.
Segundo dados preliminares levantados pela Comissão Executiva Local, da UFPA, somente na Tenda da SBPC Jovem, a estimativa diária de público foi de 15 mil visitantes, no período de 8 a 11 de julho, o que totaliza 60 mil visitantes estimados apenas em quatro dias. Tendo como público focal estudantes e professores da educação básica, a SBPC Jovem reuniu 1.500 expositores divididos em mais de 70 estandes e em três grupos principais: Parceiros históricos; Parceiros da SBPC Jovem 2024; e Projetos da UFPA.
Na tenda voltada exclusivamente para crianças com até 5 anos, a Infâncias Mairi na SBPC, novidade da edição e fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Escola Bosque, 1.045 pequenos e pequenas, considerando o período de 8 a 11 de julho, participaram de pelo menos uma das quatro oficinas. Entre as atividades que foram oferecidas: “Usina de pigmentos naturais”; “A transformação da argila”; “Brinquedos de equilíbrios e ventos” e a “Química das bolhas de sabão”.