SBPC encaminha moção pedindo redução da carga burocrática da ciência no Brasil

Documento foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Geral Ordinária de Sócios da SBPC, realizada no dia 11 de julho, na UFPA, durante a 76ª Reunião Anual

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) encaminhou a autoridades a moção intitulada Pela forte desburocratização da ciência no Brasil. O documento foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Geral Ordinária de Sócios da SBPC, realizada no dia 11 de julho, na Universidade Federal do Pará (UFPA), durante a 76ª Reunião Anual.

A moção foi encaminhada para a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos; secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECEX/MCTI), Luís Fernandes; presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão; presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera; Advogado-Geral da União (AGU), Jorge Messias; ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho; e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas.

No documento, a entidade afirma que a enorme carga burocrática a que pesquisadores brasileiros estão sujeitos afeta a competitividade da ciência brasileira. Diante disso, sugere a instalação de uma comissão com os vários órgãos relacionados a esta questão para reduzir drasticamente a carga burocrática associada às atividades de pesquisas no Brasil.

Leia a moção na íntegra:

Título: Pela forte desburocratização da ciência no Brasil

Destinatários: Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, Secretário Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECEX/MCTI), Luís Fernandes, Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão, Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Celso Pansera, Advogado-Geral da União (AGU), Jorge Messias, Ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho, Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas

Texto: “A enorme carga burocrática a que pesquisadores brasileiros estão sujeitos afeta a competitividade da ciência brasileira. Solicitamos aos vários órgãos do governo federal tais como MCTI, CNPQ, AGU, TCU, entre outros reduzir drasticamente a carga burocrática associada às atividades de pesquisas no Brasil. A instalação de uma comissão com os vários órgãos relacionados a esta questão deverá ser formada para este fim. Em particular, seria fundamental reduzir a burocracia de importações de equipamentos e insumos à pesquisa, além da criação de novos procedimentos facilitados para afastamentos ao exterior.

Belém, 11 de julho de 2024.”

Veja o documento em PDF.

Jornal da Ciência