Francisco Maffei é o destaque de agosto de 2024 do recém-lançado calendário “Amigos da Ciência – os presidentes da SBPC”, produzido pela SBPC. A versão em PDF do calendário de 18 meses (2024-2025) pode ser baixada gratuitamente no site da entidade.
O engenheiro químico Francisco João Humberto Maffei (1899 – 1968) presidiu a SBPC entre 1951 e 1953, quando era também superintendente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), onde criou a Divisão de Química. Antes disso, foi um dos autores do documento Ciência e Pesquisa: Contribuição de Homens do Laboratório e da Cátedra à Magna Assembleia Constituinte de São Paulo (1947), que originou o artigo 123 da Constituição paulista, estabelecendo o apoio à pesquisa por meio da dotação de 0,5% do orçamento do Estado. Aprovado naquele ano, o texto viabilizou a criação da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) após mais de uma década. No Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), criado em 1951, Maffei integrou o primeiro Conselho Deliberativo do órgão e participou das primeiras tratativas para sua consolidação.
Na SBPC – junto a Jorge Americano, Maurício da Rocha e Silva, José Reis e José Ribeiro do Valle – criou o primeiro estatuto da entidade. Durante sua presidência, destaca-se o envolvimento da Sociedade com a criação de uma série de aparatos institucionais, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 1951, e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 1952. Em 1956, participou da Conferência das Nações Unidas para a criação da Agência Internacional de Energia Atômica, sobre a qual, no mesmo ano, a SBPC realizou um simpósio para discutir as atividades no Brasil.
Nesta edição, a publicação destaca que no decorrer de seus 76 anos de história, a SBPC pôde contar com a colaboração de muitos homens e mulheres empenhados na construção de um país mais justo e desenvolvido. Os amigos da ciência congregados pela entidade são cientistas, pesquisadores, estudantes, professores e interessados que têm seu esforço materializado nas muitas conquistas colecionadas pela SBPC na sua longa trajetória de lutas.
“A ação conjunta da entidade é sempre representada pelo seu presidente. Mais do que um reconhecimento acadêmico, a posição de presidente da SBPC sinaliza um reconhecimento comunitário da dedicação dessas figuras para a construção da ciência no Brasil. Aqueles que ocuparam o cargo tinham em comum o envolvimento com a divulgação, popularização e financiamento da ciência no Brasil, a defesa da educação e do meio ambiente, o empenho para o aprimoramento das políticas públicas brasileiras e, o que sintetiza tudo isso, o compromisso com a democracia. Por esse motivo, na edição deste ano do calendário, a SBPC homenageia os 18 cientistas que a presidiram entre 1948 e 2021”, destaca o calendário.
Faça aqui o download do calendário.
Jornal da Ciência