Brasil é um dos países mais vulneráveis aos extremos climáticos

A afirmação é de Paulo Artaxo, cientista e vice-presidente da SBPC, que nessa terça se encontrou com o presidente Lula para tratar sobre os efeitos das mudanças climáticas para o Brasil

O professor de Astrofísica Atmosférica da Universidade de São Paulo (USP) Paulo Artaxo, autoridade mundial em clima, disse hoje (17/9) em entrevista ao BNC Amazonas que o Brasil, por sua localização tropical, é um dos países mais vulneráveis às mudanças climáticas.

Pela manhã, em reunião no Palácio do Planalto, Artaxo fez uma exposição dos impactos das mudanças climáticas no Brasil para o presidente Lula.

Além de Lula, ele falou para os presidentes da Câmara dos Deputados, Artur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG, para o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, e demais servidores com funções que lidam com o tema.

Quadro irreversível

Para Artaxo, não há possibilidade de reversão das mudanças climáticas. Isso porque, segundo ele, a meia-vida dos gases de efeito na atmosfera, como o dióxido de carbono, é da ordem de centenas de milhares de anos.

Veja o texto na íntegra: BNC