Renato Janine Ribeiro, professor da USP, assumirá o Ministério da Educação

Renato Janine Ribeiro, professor da Universidade de São Paulo (USP), é o escolhido por Dilma Rousseff para assumir o Ministério da Educação, deixado por Cid Gomes (Pros) na semana passada. A informação foi publicada por Gerson Camarotti, colunista de política do G1, e depois confirmada pelo Palácio do Planalto. A posse será feita em 6 de abril.
O filósofo esteve no Palácio do Planalto e no prédio do Ministério da Educação e, segundo o colunista do G1 Gerson Camarotti, será anunciado por Dilma Rousseff para suceder Cid Gomes
Renato Janine Ribeiro, professor da Universidade de São Paulo (USP), é o escolhido por Dilma Rousseff para assumir o Ministério da Educação, deixado por Cid Gomes (Pros) na semana passada. A informação foi publicada por Gerson Camarotti, colunista de política do G1, e depois confirmada pelo Palácio do Planalto. A posse será feita em 6 de abril.
Titular da cadeira de Ética e Filosofia Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Janine Ribeiro é uma indicação técnica, não partidária, de Dilma Rousseff.  Nas eleições de 2014, ele apoiou Marina Silva, mas isso não prejudicou as relações dele dentro do PT. Ele tem bom trânsito no partido. Janine Ribeiro foi visto no Palácio do Planalto e esteve no prédio do Ministério da Educação, na Esplanada dos Ministérios, nesta sexta. O anúncio, segundo o colunista, pode sair ainda nesta sexta.
A escolha de Renato Janine Ribeiro atende em parte as expectativas de especialistas da área de educação, que pediam por um nome técnico depois da saída abrupta de Cid Gomes. O novo ministro tem conhecimento na área de educação. Já foi diretor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O desafio, dizem fontes da área, para o professor Renato Janine, será lidar com a dinâmica de cargos públicos, em que não tem tradição.
Renato Janine Ribeiro, de 66 anos, tem uma longa carreira na vida acadêmica. Atualmente é professor titular de Ética e Filosofia Política na USP. Defendeu seu mestrado na Universidade Sorbonne, em 1973, e seu doutorado na própria USP, em 1984. Publicou A marca do Leviatã e  Ao leitor sem medo, entre outros. 
Ganhou o Prêmio Jabuti, em 2011, na categoria Ensaios, com o livro A sociedade contra o social: o alto custo da vida pública no Brasil.
O cargo de ministro da Educação estava livre desde que Cid Gomes pediu demissão após bater boca com Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara. Havia a possibilidade de Dilma chamar Gabriel Chalita (PMDB-SP), atual secretário de Educação do prefeito Fernando Haddad, para que a relação do PT com o PMDB fosse reconstruída ao mesmo tempo em que o cargo seria ocupado por um técnico.
Confira, abaixo, a nota oficial do Palácio do Planalto:
A presidenta da República Dilma Rousseff convidou nesta sexta-feira (27) o professor doutor Renato Janine Ribeiro para assumir o cargo de ministro da Educação.
A posse do novo ministro será no dia 6 de abril.

Perfil

Renato Janine Ribeiro tem formação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne, doutorado pela USP e pós-doutorado pela British Library. É professor titular de Ética e Filosofia Política da USP.

Tem 18 livros editados, além de inúmeros ensaios e artigos em publicações científicas. Em 2001, recebeu o prêmio Jabuti de melhor ensaio.

O novo ministro foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq (1993-1997), do Conselho da SBPC (1997-1999), secretário da SBPC (1999-2001) e diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) (2004-2008). Além disso, atuou como membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados da USP e é membro do Conselho Superior de Estudos Avançados da FIESP.

Secretaria de Imprensa

Presidência da República