A bióloga Ana Bonassa e a farmacêutica Laura Marise tiveram a sentença anulada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (30). As cientistas foram condenadas pela Justiça de São Paulo por danos morais após desmentirem uma afirmação do nutricionista André Luiz Lanza, que alegava que a diabetes é causada por vermes, supostamente para vender cursos de desparasitação.
As críticas à desinformação propagada por Lanza foram publicadas em um vídeo no perfil do Instagram “Nunca vi 1 cientista”, que incluía uma captura de tela do perfil do nutricionista responsável pela informação falsa. Isso, após o perfil ter alertado o nutricionista no chat privado da rede sobre a desinformação veiculada e ter sido bloqueado.
Na decisão proferida pela juíza Larissa Boni Valieris, da 1ª Vara do Juizado Especial Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que entendeu que o nutricionista sentiu “vergonha e tristeza” com o compartilhamento de seu perfil público no Instagram, as profissionais da saúde haviam sido condenadas a apagar a publicação, sob pena de multa de R$ 100 por dia de descumprimento, e ao pagamento de R$ 1.000 por danos morais. Contudo, a sentença foi suspensa pelo relator, o ministro Dias Toffoli.
Veja o texto na íntegra: Jornal GGN