“O Prêmio Carolina Bori foi importante para fortalecer a minha trajetória acadêmica”, conta ganhadora de 2023

Premiada pela categoria de Graduação, Anita de Souza Silva colecionou demais reconhecimentos após conquista na SBPC. Hoje, está no primeiro ano do doutorado e vem desenvolvendo trabalhos com o Ministério Público de Minas Gerais. Nova edição do Prêmio está com inscrições abertas até 31 de outubro
52687200378_7a85c9ab66_c
Foto: Jardel Rodrigues/SBPC

As inscrições para a 6ª edição do Prêmio Carolina Bori “Ciência & Mulher” seguem em suas últimas semanas, com prazo até 31 de outubro. Neste ano, a premiação é dedicada à categoria “Meninas na Ciência”, que busca reconhecer talentos científicos que foram despertados no ensino médio e na graduação.

Com o objetivo de estimular mais garotas a participarem do Prêmio, o Jornal da Ciência vem realizando uma série de reportagens com as ganhadoras das edições anteriores, para saber como andam as suas vidas após o reconhecimento público. Hoje, a história é da Anita de Souza Silva.

Anita foi uma das ganhadoras da 4ª edição do Prêmio Carolina Bori, entregue em 2023. A jovem cientista participou com uma pesquisa desenvolvida em sua graduação em Medicina Veterinária, na qual olhou para os diagnósticos de Leishmaniose Visceral em cães e gatos, e qual a percepção dos tutores sobre a doença.

“Ser agraciada com o Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher, para mim, foi uma experiência incrível e uma grande honra. Inclusive queria agradecer à SBPC e à professora Roseane Nunes de Santana, pela indicação”, conta a pesquisadora, que se formou pela Universidade Federal do Sergipe (UFS).

A jovem cientista revela que o Prêmio Carolina Bori foi o primeiro reconhecimento que recebeu, o que impulsionou outras conquistas, além de novos caminhos em sua carreira acadêmica:

“Esse prêmio foi importante também para fortalecer a minha trajetória acadêmica. Através do reconhecimento dessa pesquisa, foi possível também o recebimento de outros prêmios. Eu ganhei o Prêmio Destaque UFS “Professora Maria Thetis Nunes”, fui aluna-destaque do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde da UFS e também recebi uma moção de aplausos da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe.”

Quando soube que havia sido premiada pela SBPC, Anita tinha acabado de concluir a graduação e começaria o mestrado. Hoje, dois anos depois, a pesquisadora está em seu primeiro ano de doutorado e atuando diretamente com o poder público.

“Atualmente, eu passei no doutorado da UFMG [Universidade Federal de Minas Gerais], no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal. Estou pesquisando sobre bem-estar animal, com foco em cães de abrigos. Também surgiu a oportunidade de estar como estagiária na Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais do Ministério Público do Estado de Minas Gerais. Inclusive, o meu projeto de doutorado é realizado em parceria com o Ministério Público.”

Com uma série de reconhecimentos, não tinha como Anita não seguir na área científica. Para a pesquisadora, o Prêmio Carolina Bori a ajudou a enxergar o seu próprio potencial. “Eu gosto bastante da área acadêmica, e o Prêmio Carolina Bori também me impulsionou a seguir esse caminho. Esse prêmio é um símbolo de empoderamento de meninas e mulheres na Ciência, e acredito que muitas outras meninas possam se inspirar por ele e inscrever as suas pesquisas”, conclui.

Inscrições para a 6ª edição do Prêmio seguem até 31 de outubro

As indicações para a 6ª edição do Prêmio Carolina Bori “Ciência & Mulher” podem ser feitas até 31 de outubro de 2024, e são voltadas a alunas cujas pesquisas de iniciação científica demonstrem criatividade, rigor metodológico e potencial para contribuir com o futuro da ciência no país. Com seis vencedoras – três do Ensino Médio e três da Graduação –, a premiação abrange as três grandes áreas do conhecimento: Humanidades; Biológicas e Saúde; e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra.

As interessadas devem ser indicadas por professores, orientadores, coordenadores de escola ou organizadores de olimpíadas e feiras científicas nacionais. Todas as informações sobre as regras de participação estão disponíveis no Edital do Prêmio. As indicações devem ser feitas exclusivamente pelo formulário onlinedisponível neste link, com os documentos solicitados anexados.

Para mais informações, visite o site da SBPC ou entre em contato pelo e-mail premiocarolinabori@sbpcnet.org.br.

Rafael Revadam – Jornal da Ciência