SBPC e ABC realizam sessão do Fórum da Educação Superior no dia 29 de outubro

Com o tema “Excelência acadêmica, inclusão e diversidade, avaliação e rankings”, o evento contará com a participação de Rosana Rodrigues Heringer, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Sabine Righetti, da Universidade de Campinas (Unicamp). A sessão terá transmissão ao vivo pelo canal da ABC no YouTube a partir das 16h

WhatsApp Image 2024-10-15 at 09.15.31

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) apresentarão no dia 29 de outubro a sessão do Fórum da Educação Superior.  Com o tema “Excelência acadêmica, inclusão e diversidade, avaliação e rankings”, o evento contará com a participação de Rosana Rodrigues Heringer, professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e dos cursos de graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ), onde coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (Lepes), e Sabine Righetti, pesquisadora e professora na Especialização em Jornalismo Científico do Laboratório de Jornalismo Científico (Labjor) da Universidade de Campinas (Unicamp).

A série de eventos é coordenada pelo Grupo de Trabalho de Educação Superior da ABC.

Saiba mais sobre as palestrantes convidadas:

Rosana Rodrigues Heringer é doutora em sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). Atua como professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e dos cursos de graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ), onde coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (Lepes). Atua como conselheira da Cepia Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação, assim como na  Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação (Clade-Brasil) e no Criar-Brasil. Desenvolve pesquisas sobre relações raciais, discriminação racial, desigualdades raciais, políticas de ação afirmativa, desigualdades no acesso e permanência na educação superior, desigualdades de gênero e direitos humanos.

Sabine Righetti é pesquisadora e professora na Especialização em Jornalismo Científico do Laboratório de Jornalismo Científico (Labjor) da Universidade de Campinas (Unicamp), onde também atua no Programa de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural. Coordena o Programa Mídia Ciência (Fapesp) e é cofundadora da Agência Bori. Tem mestrado e doutorado em política científica e tecnológica pela Unicamp. Trabalha com comunicação social da ciência, jornalismo científico, percepção pública da ciência e da tecnologia, avaliação e indicadores de ciência e de ensino superior. Recebeu o Prêmio José Reis de Divulgação Científica, na categoria Jornalismo de Ciência, em 2023.

Jornal da Ciência, com informações da ABC