Professores, orientadores e organizadores de feiras e olimpíadas científicas têm até esta quinta-feira, 7 de novembro, para indicar jovens promessas do Ensino Médio e da Graduação ao 6º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher – Meninas na Ciência”, promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Com patrocínio da Fundação Conrado Wessel, do Instituto Serrapilheira e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), o prêmio oferecerá R$ 7 mil para cada vencedora do Ensino Médio e R$ 10 mil para as estudantes de Graduação.
Além do valor em dinheiro, as seis ganhadoras terão a oportunidade de apresentar suas pesquisas no maior evento científico da América Latina, a 77ª Reunião Anual da SBPC, em julho de 2025, em Recife (PE). Elas também participarão de uma mentoria exclusiva com renomados pesquisadores, ampliando suas oportunidades de desenvolvimento científico e abrindo novas perspectivas em suas trajetórias acadêmicas. As vencedoras também ganharão uma visita guiada ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, que abriga o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, a única fonte de luz síncrotron da América Latina.
O Prêmio Carolina Bori, dedicado às “Meninas na Ciência” em sua sexta edição, busca fortalecer a participação feminina na ciência, reconhecendo estudantes que se destacam pela originalidade, rigor e potencial de impacto de seus projetos. Serão premiadas alunas em três grandes áreas do conhecimento: Humanidades, Biológicas e Saúde, e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra.
Desde a criação do Prêmio Carolina Bori em 2019, a premiação já impulsionou a carreira de várias jovens cientistas. Um dado notável é que 82% das meninas já premiadas decidiram seguir na carreira acadêmica e muitas afirmam que o reconhecimento foi decisivo para escolherem a ciência como profissão. Essa edição, dedicada às “Meninas na Ciência”, busca justamente incentivar a participação feminina e formar novas lideranças científicas no país.
Como enviar as indicações
As indicações devem ser feitas exclusivamente pelo formulário online disponível no site da SBPC. A documentação necessária inclui:
-
Mini-biografia da estudante (até 500 caracteres);
-
Currículo atualizado na Plataforma Lattes;
-
Carta de recomendação assinada digitalmente pelo sistema gov.br, com até 2.000 caracteres;
-
Projeto/atividade científica realizada (até 3 laudas), detalhando o desenvolvimento, objetivos alcançados e impacto do trabalho da candidata. A documentação deve especificar o que foi feito pela aluna e o que contou com orientação do professor(a)/orientador(a).
***Caso a indicação se baseie no desempenho em atividades como feiras ou olimpíadas científicas, a documentação deve comprovar a participação e os resultados alcançados.
Cerimônia de Premiação e Reconhecimento Nacional
As vencedoras serão anunciadas no dia 20 de janeiro de 2025, pelos canais da SBPC. A cerimônia de premiação será realizada em 11 de fevereiro de 2025, no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo Canal da SBPC no YouTube.
Não perca a chance de apoiar uma jovem cientista e contribuir para o avanço da ciência brasileira! Todas as informações estão no Edital do Prêmio, e as inscrições estão abertas até esta quinta-feira, 7 de novembro!
Para mais detalhes, visite o site da SBPC (www.sbpcnet.org.br) ou entre em contato pelo e-mail premiocarolinabori@sbpcnet.org.br.
SBPC