A Ufes recebeu nesta quinta-feira, 7, a visita do presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine, que veio acompanhar a organização da Reunião Regional da entidade. O evento será realizado no campus de Goiabeiras entre os dias 19 e 21 de fevereiro de 2025 e abordará o tema “Clima e Oceano: A urgência de construir um futuro sustentável”.
Na Universidade, Janine foi recebido pelo reitor Eustaquio de Castro no Gabinete da Reitoria e participou de uma reunião com a presença do secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, e de representantes de outras entidades que manifestaram interesse em participar do evento, como a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-ES).
“Estamos muito honrados em poder dividir o espaço da nossa universidade e a iniciativa deste evento, que vai abordar um tema muito atual. Penso que poderemos nos aprofundar bastante nessa discussão, que é tão relevante”, disse o reitor.
O presidente da SBPC manifestou sua satisfação em realizar o evento na Ufes e justificou a escolha da Universidade para realizar a Reunião Regional: “Algumas questões nos levaram a querer fazer a reunião aqui. Uma delas foi a importância das águas para esse Estado e a nossa preocupação com o desastre que assolou o Rio Doce, chegando inclusive ao oceano. Outra foi provocar a discussão de questões relevantes para o País, como o próprio desastre do Rio Doce, e atrair um grande afluxo de cientistas da região para discutir esse tema. E outra foi querer atrair os jovens para essas discussões”.
A secretária geral da entidade, Cláudia Sales, complementou: “Temos muitas parcerias de divulgação científica com a Ufes, esse relacionamento sempre foi muito forte. Havia essa necessidade de fazer aqui, até para reabrir nossa Secretaria Regional”. Ela também falou da intenção de promover discussões sobre política científicas desenvolvidas pelas grandes agências de fomento: “Nunca abrimos mão de ser a instituição cuja principal razão de existir é remover os empecilhos para o desenvolvimento da ciência”.
Durante a reunião, o reitor lembrou a participação ativa da Ufes no monitoramento das regiões afetadas pelo desastre ambiental que afetou o Rio Doce e das ações realizadas por meio do Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática (PMBA), especialmente na porção capixaba do rio e regiões adjacentes. “Esse evento reforça mais ainda a importância da Universidade nesse contexto que está sendo proposto”, destacou.
Programação
A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Cristina Engel, que coordena a programação, afirmou que, além do evento de abertura, para o qual já está confirmado o nome do cientista e professor da Universidade de São Paulo (USP) Paulo Artaxo, haverá ainda dois dias de atividades simultâneas, como palestras, mesas de debate e exposição.
Ela destacou ainda que a Reunião Regional da SBPC será um evento interinstitucional. “Queremos contar com a participação de outras instituições de ensino do Espírito Santo”, disse.
O campus de Goiabeiras da Ufes já foi sede da 46ª Reunião Anual da SBPC no ano de 1994. Na ocasião, cerca de 21 mil pessoas participaram do evento.