Para homenagear a vida e as contribuições de Aziz Ab’Sáber, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza nesta quinta, dia 24 de outubro, às 14h, uma mesa-redonda sobre o centenário de nascimento do geógrafo, professor universitário e presidente da SBPC entre 1993-1995. A abertura será feita por Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, e a coordenação ficará a cargo de Francisco de Assis Mendonça, professor titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e organizador do livro Aziz Nacib Ab’Sáber: Ciência, Meio Ambiente e Cidadania (Uma Homenagem ao Mestre!), lançado recentemente pela SBPC. O encontro acontecerá no Salão Nobre do Centro MariAntonia da USP, na Rua Maria Antônia, 294, 3º andar, Vila Buarque, São Paulo. O evento é gratuito e aberto ao público.
Participam da mesa Helena Nader, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e presidente de honra da SBPC; Aldo Malavasi, professor titular aposentado de Evolução do Departamento de Genética da USP e ex-diretor da SBPC; Roseli de Deus Lopes, professora da Escola Politécnica da USP e também ex-diretora da SBPC, e Tales Ab’Sáber, filho do geógrafo e professor de Filosofia da Psicanálise da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Na ocasião será realizado o lançamento do livro Leituras Indispensáveis 4 Contribuições do Prof. Aziz Nacib Ab’Sáber, também organizado pelo professor Francisco Mendonça.
Trajetória
Aziz Nacib Ab’Sáber nasceu em 24 de outubro de 1924 em São Luiz do Paraitinga, interior de São Paulo, e faleceu em 16 de março de 2012, aos 87 anos, em decorrência de um infarto. Ele é considerado um dos geógrafos mais importantes do mundo. Entre suas principais contribuições, identificou os domínios morfoclimáticos do Brasil, fundamental para a compreensão e delimitação do território brasileiro.
Ab’Sáber graduou-se em Geografia e História pela USP em 1944, onde seguiu a carreira acadêmica e concluiu seu doutorado em Geografia em 1956. Anos depois, tornou-se livre-docente (1968) e professor titular de Geografia Física (1968) nessa instituição, onde, anos mais tarde, recebeu o título de Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).
O geógrafo é um dos homenageados no calendário Amigos da Ciência – Os Presidentes da SBPC, lançado em julho de 2024 pela instituição. Além dos dois anos na presidência da entidade, na década de 1990, Ab’Sáber foi diretor da instituição duas vezes, primeiro como vice-presidente entre 1983 e 1985, na gestão de Crodowaldo Pavan, e depois como secretário, na gestão da primeira presidenta da SBPC, Carolina Bori, de 1987 a 1989. Na diretoria da SBPC integrou comissões de relevância nacional, como a que elaborou propostas para a Assembleia Nacional Constituinte e a que defendeu a emenda popular contra a fabricação e transporte de armas nucleares no Brasil. Também foi um ferrenho defensor do meio ambiente e crítico da privatização da Vale do Rio Doce e das alterações no Código Florestal, contribuindo para o aperfeiçoamento de políticas ambientais.
Ab’Sáber também presidiu o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo (Condephaat) em 1983, onde promoveu a preservação do patrimônio ambiental do Estado. Foi idealizador do premiado projeto Floram, pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, e atuou como consultor técnico de diversos governos.
Entre as muitas distinções que recebeu em vida estão o Prêmio Jabuti (1997, 2005 e 2007), o Prêmio Almirante Álvaro Alberto (1999), a Medalha Grão-Cruz em Ciências da Terra da Academia Brasileira de Ciências, o Prêmio Unesco para Ciência e Meio Ambiente (2001) e o título de Intelectual do Ano com o Prêmio Juca Pato (2011).
Centenário do Professor Aziz Ab’Sáber
Data: 24 de outubro de 2024
Horário: 14h
Local: Centro MariAntonia USP (rua Maria Antônia, 294, 3º andar, São Paulo)
Abertura: Renato Janine Ribeiro (USP – presidente da SBPC)
Coordenação: Francisco de Assis Mendonça (UFPR)
Participantes: Helena Nader (Unifesp/ABC), Aldo Malavasi (USP), Roseli de Deus Lopes (USP) e Tales Ab’Sáber (Unifesp)
Jornal da USP