A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) divulgaram o cartaz da 77ª Reunião Anual, que será realizada entre os dias 13 e 19 de julho de 2025. Com o tema “Progresso é Ciência em todos os Territórios”, o encontro tem como objetivo dar visibilidade a todas as regiões do país e destacar a importância da ciência para o desenvolvimento social, econômico e ambiental, contribuindo para um Brasil mais justo e sustentável.
Desenvolvido pela equipe de design da Assessoria de Comunicação Social (Ascom) da UFRPE, o cartaz traz como destaque o cacto coroa de frade, escolhido por ser uma alternativa inovadora ao mandacaru, frequentemente utilizado como símbolo do Nordeste. Segundo Bruno Souza Leão, integrante da equipe, o objetivo era criar uma identidade visual contemporânea e tecnológica, alinhada ao espírito do evento.
“A coroa de frade que criamos é um redesenho de uma ilustração clássica, com detalhes gráficos inspirados em códigos binários, simbolizando a fusão entre o tradicional e o tecnológico. A adição de grafismos coloridos resulta em uma imagem forte e impactante, que representa bem o espírito do evento, que é tudo que esperamos do encontro em 2025”, complementa Leão.
Ráian Andrade, também da equipe da Ascom/UFRPE, comenta que, após a escolha do cacto coroa de frade, o grupo decidiu integrar os elementos tecnológicos com cores usadas na programação de software para que refletisse um Nordeste moderno e inovador. “Com essas cores, buscamos unir o tradicional e o tecnológico. A imagem da coroa também remete às ilustrações de livros antigos, como os desenhos usados em biologia antes da fotografia, refletindo um tempo em que os ilustradores desenhavam o que não era conhecido. Essa fusão entre o passado e o presente é um dos conceitos principais do design”, completa.
Claudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC e coordenadora-geral do evento, destaca sua surpresa com o cartaz. “Eu esperava um belo cartaz, mas fui surpreendida por uma peça sem fotos, de grande sensibilidade, com a imagem do cacto coroa de frade florido. Ela representa a aridez e a força do nosso Nordeste, ao mesmo tempo em que transmite a delicadeza e a beleza do Sertão. As cores escolhidas refletem a diversidade e a alegria da nossa cultura pernambucana. É um cartaz que emociona, no qual o elemento binário, associado à tecnologia, dialoga com as nossas raízes”, afirma.
Ao falar sobre o tema do evento, Linhares Sales conta que ele foi escolhido com a UFRPE, atendendo à proposta da universidade de discutir territorialidades durante a Reunião Anual. “Com base na missão da SBPC de promover o progresso da ciência, queremos enfatizar que qualquer avanço passa pelo desenvolvimento da ciência em todos os territórios, materiais e imateriais, que formam nossa nação”, diz.
Sobre as expectativas para o evento, a diretora da SBPC destaca o aspecto único que cada edição assume ao longo do processo de concepção, organização e realização. “Cada edição começa como mais uma entre muitas, mas, ao longo do ano, ela se torna especial devido às peculiaridades territoriais, culturais e políticas do Brasil, que sempre trazem novidades.”
A 77ª Reunião Anual será a primeira a ser realizada na UFRPE e, para marcar essa primeira vez, contará com novidades. “Este ano, a UFRPE sugeriu expandir a ‘SBPC Afro e Indígena’, passando a ser ‘SBPC Afro, Indígena e Comunidades Tradicionais’. A ideia é incluir representantes de diversas comunidades, como ribeirinhos, benzedeiras, bacamarteiros, artesãos da pesca e trabalhadores da cana-de-açúcar, entre outros. Queremos que esses territórios, tanto da academia quanto das comunidades e culturas, dialoguem e se enriqueçam mutuamente”, adianta Linhares Sales.
Inscrições abertas
As inscrições para a Reunião Anual já estão abertas e podem ser realizadas diretamente no site oficial do evento. A participação em todas as atividades é gratuita, exceto para aqueles que desejarem adquirir o material do evento ou para autores que tiverem trabalhos aceitos na Sessão de Pôsteres. Os minicursos e webminicursos também possuem uma taxa de matrícula.
Os interessados em participar com submissão de trabalho na Sessão de Pôsteres têm até 26 de março de 2025 para se inscrever. Podem ser submetidos trabalhos com resultados de pesquisas científicas e tecnológicas, nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes.
Todas as informações sobre o evento podem ser acessadas neste link: https://ra.sbpcnet.org.br/77RA/.
Programe-se e participe!
Vivian Costa – Jornal da Ciência