Alunos da Escola Estadual Major Otávio Pitaluga (EEMOP) viajam amanhã (11) para São Carlos (SP), onde participarão da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre de 12 a 18 deste mês na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).
De acordo com professora Leila Ederli, o evento serve para a apresentação de trabalhos que envolvem novas tecnologias. A EEMOP mostrará quatro projetos que estão em desenvolvimento na escola há cerca de cinco meses.
Um desses projetos tem como tema “Potabilidade da Água”, que está a cargo do professor de Química Vagner José Martins. O mesmo educador e mais a professora de Matemática, Leila Ederli, estão à frente de outro projeto, cujo conteúdo é relacionado às “Olimpíadas Científicas – a motivação que elas trazem aos alunos”.
As professoras Carolina Ribamar e Liane Abreu coordenam dois trabalhos que serão expostos na SPBC. Um deles tem como tema “Uso de novas tecnologias” e o outro trata da “Importância de Aprender Novas Línguas”.
A EEMOP levará para o evento 35 alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, que estudam nos períodos matutino e noturno.
Para o diretor da escola, Jovenil Messias, a participação dos alunos na Reunião Anual da SBPC é importante por se tratar de evento de caráter científico. “Lá, os trabalhos são discutidos, analisados e levados para as pessoas que tenham interesse em conhecer os projetos. E esse evento contribui para que os alunos se empenhem em pesquisas e na iniciação científica”, ressaltou.
Além do professor de Química, Vagner José Martins e da professora de Matemática, Leila Ederli, integram a equipe docente que acompanhará os jovens os educadores Márcia Pereira, articuladora do Ensino Médio Integrado na EEMOP; Ivolina Campos, professora de Matemática; Claudinei Antônio, professor de Biologia e presidente do Conselho Deliberativo da escola; Adriana Erédia, professora de Química; e Ildacy Anchieta, professora de Língua Portuguesa.