A Federação Europeia de Academias de Ciências e Humanidades (ALLEA) publicou uma declaração sobre as ameaças à liberdade acadêmica e à colaboração internacional em pesquisa nos Estados Unidos. O documento, assinado por mais de uma centena de entidades científicas de diversos países, incluindo a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), manifesta preocupação com restrições recentes ao financiamento da pesquisa e à circulação de conhecimento.
A declaração cita medidas como a suspensão de recursos federais para ciência e a censura a temas como mudanças climáticas e gênero, que têm levado agências de pesquisa nos EUA a interromper projetos e colaborações. O texto ressalta que essas ações podem afetar pesquisas em áreas essenciais, prejudicar acordos internacionais e comprometer avanços científicos.
“Esse tipo de censura e supressão política da linguagem — seja por meio de restrições de financiamento, controle legislativo ou interferência institucional — compromete fundamentalmente a integridade das iniciativas científicas e acadêmicas, não apenas nos EUA, mas globalmente, dado o caráter internacional do ecossistema de pesquisa”, alerta a declaração.
No documento, a ALLEA defende a necessidade de preservar a autonomia das instituições científicas e a livre circulação do conhecimento. “A longa e sólida tradição de intercâmbio de dados entre os EUA e a Europa tem sido fundamental para o avanço da ciência, e as novas ordens executivas representam um retrocesso não apenas para a ciência, mas para a sociedade como um todo”, afirma, conclamando toda a comunidade científica global a permanecer vigilante e fortalecer os esforços para salvaguardar a liberdade acadêmica e a autonomia das instituições científicas.
Leia abaixo a tradução do documento:
DECLARAÇÃO DA ALLEA SOBRE AS AMEAÇAS À LIBERDADE ACADÊMICA E À COLABORAÇÃO INTERNACIONAL EM PESQUISA NOS ESTADOS UNIDOS
A Federação Europeia de Academias de Ciências e Humanidades (ALLEA) expressa grande preocupação com as crescentes ameaças à liberdade acadêmica, tanto nos Estados Unidos quanto em outras partes do mundo. Os recentes desdobramentos relacionados à ciência e à pesquisa acadêmica nos EUA, incluindo ordens executivas que congelam bilhões de dólares em financiamento federal para pesquisa e a censura de temas como mudanças climáticas e gênero, estão forçando muitas agências científicas e organizações de pesquisa norte-americanas a suspender abruptamente suas operações normais. Esse tipo de censura e supressão política da linguagem —seja por meio de restrições de financiamento, controle legislativo ou interferência institucional—compromete fundamentalmente a integridade das iniciativas científicas e acadêmicas, não apenas nos EUA, mas globalmente, dado o caráter internacional do ecossistema de pesquisa (1).
A liberdade acadêmica é um pilar fundamental das sociedades democráticas e essencial para a produção de conhecimento e inovação em todo o mundo. A natureza aberta e colaborativa da pesquisa global depende fortemente da capacidade dos pesquisadores e das instituições científicas de operarem sem interferência política indevida (2). A ALLEA está profundamente preocupada com o fato de que as ações da administração dos EUA possam ter consequências amplas e devastadoras para programas de pesquisa essenciais (globais), particularmente em áreas como saúde, clima, gênero e ciências sociais. Essas novas restrições também ameaçam as carreiras da nova geração de acadêmicos, engenheiros e profissionais da saúde, podendo causar danos duradouros à pesquisa básica, que sustenta a maioria das descobertas científicas, além de comprometer os esforços para garantir um mundo saudável, justo e seguro para todos. Por exemplo, a restrição ao compartilhamento de dados transatlânticos coloca em risco pesquisas em ambos os lados do Atlântico, ameaçando décadas de colaboração que levaram a descobertas revolucionárias. A longa e sólida tradição de intercâmbio de dados entre os EUA e a Europa tem sido fundamental para o avanço da ciência, e as novas ordens executivas representam um retrocesso não apenas para a ciência, mas para a sociedade como um todo.
Diante disso, encorajamos nossos membros, parceiros e organizações alinhadas e instamos governos nacionais e instituições internacionais nos EUA, na Europa e em outras regiões a permanecerem vigilantes e a fortalecerem os esforços contínuos para salvaguardar a liberdade acadêmica e a autonomia das instituições científicas, comprometendo-se com ações e medidas adotadas por meio de acordos interinstitucionais e supranacionais na Europa e globalmente (3).
Notas:
- As ordens executivas mencionadas afetam a continuidade do trabalho científico, o financiamento atual e novos programas de subsídios, além de resultarem na retirada de chamadas públicas e na remoção de bancos de dados. Para uma visão geral dos cortes e seus impactos, consulte: Trump orders cause chaos at science agencies. [Acessado em 19/02/2025].
- Para declarações anteriores e iniciativas em defesa da liberdade acadêmica, consulte: Academic Freedom – ALLEA; Stockholm Charter for Academic Freedom; Royal Irish Academy Statement on the Principles of Academic Freedom. [Todos acessados em 19/02/2025].
- Consulte também, por exemplo, a resolução do Parlamento Europeu sobre a promoção da liberdade de pesquisa científica na UE e o Chamado à Ação da UNESCO sobre a Liberdade e Segurança dos Cientistas. [Todos acessados em 19/02/2025].
Sobre a ALLEA
A ALLEA é a Federação Europeia de Academias de Ciências e Humanidades, representando aproximadamente 60 academias de 40 países europeus. Desde sua fundação em 1994, a ALLEA atua em nome de seus membros nos âmbitos europeu e internacional, promovendo a ciência como um bem público global e facilitando a colaboração científica além das fronteiras e disciplinas. Saiba mais em: http://www.allea.org.
Citação: Para fins de referência, utilize a seguinte citação: ALLEA, Declaração da ALLEA sobre as Ameaças à Liberdade Acadêmica e à Colaboração Internacional em Pesquisa nos Estados Unidos (2025), ALLEA, DOI: 10.26356/ALLEA-ACADEMIC-FREEDOM-STATEMENT.
Licença: Este trabalho está licenciado sob os termos da licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite uso irrestrito, desde que o autor e a fonte originais sejam devidamente citados. Os termos detalhados da licença estão disponíveis em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0.
Instituições que assinam a declaração (em ordem alfabética):
- Academia das Ciências de Lisboa (Academy of Sciences of Lisbon)
- Académie des Sciences (French Academy of Sciences)
- Académie Royale des Sciences, des Lettres et des Beaux-Arts de Belgique (Royal Academy of Sciences, Letters and Fine Arts of Belgium)
- Accademia Nazionale dei Lincei, Italy
- Academy of Sciences and Arts of Bosnia and Herzegovina
- Achucarro Basque Center for Neuroscience
- Amsterdam Business School
- Amsterdam University Medical Centre (AUMC)
- Artificial Intelligence for Mental Health (AIMH)
- Association of ERC Grantees (AERG)
- Association for Psychological Science (APS), International
- Austrian Academy of Sciences (OeAW)
- Austrian Chemical Society – GÖCH
- Austrian Neuroscience Association
- BAP Academy, Turkiye
- Belgian Science Policy Office (BELSPO)
- Berlin-Brandenburgische Akademie der Wissenschaften (Berlin-Brandenburg Academy of Sciences and Humanities)
- Bilim Akademisi (Science Academy), Turkiye
- Brazilian Academy of Sciences
- British Ecological Society
- Centro Interdisciplinare Linceo Giovani, Italy
- Centre for Advanced Study Sofia
- Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), France
- Coimbra Group
- Confederacion de Sociedades Cientificas de España (COSCE)
- Council of Finnish Academies
- Cymdeithas Ddysgedig Cymru (The Learned Society of Wales)
- Data Archiving and Networked Services (DANS), Netherlands
- Digital Aesthetics Research Centre (DARC) at Aarhus University
- Dutch Research Council (NWO)
- Dutch Young Academy
- Earth and Life Institute, UCLouvain, Belgium
- Ehrensvärd Society, Finland
- Einstein Foundation Berlin
- Epigenetics Society, International
- European Academies’ Science Advisory Council (EASAC)
- European Countries Biologists Association
- European Public Health Association (EUPHA)
- European Society for Clinical Virology
- Erasmus University Rotterdam
- Faculty of Social and Behavioural Sciences, University of Amsterdam, Netherlands
- Faculty of Social Sciences, Radboud University, Netherlands
- Federación de Asociaciones Científico Médicas Españolas (Federation of Spanish Scientific and Medical Associations – FACME)
- Federation of European Academies of Medicine (FEAM)
- Federation of Finnish Learned Societies
- Finnish Medical Society Duodecim
- Forskerbevægelsen / Movement for a Free Academia in Denmark
- Fryske Akademy, Netherlands
- German National Academy of Sciences Leopoldina
- German Society for Music Psychology (DGM)
- Independent Scientific Advisory Group for Emergencies (SAGE), United Kingdom
- Institute of Geophysics, Polish Academy of Sciences
- International Meteor Organization
- International Society for Plant Pathology
- Israel Academy of Sciences and Humanities
- Italian Association fo Plant Protection (Associazione Italiana per la Protezione delle Piante, AIPP)
- Italian Society of Plant Pathology
- Kohtuus ry, Finland
- Lancet Regional Health-Europe, Lancet
- Leiden University
- Leibniz Institute for East and Southeast European Studies, Regensburg (Germany)
- Movement for a Free Academia in the Nordic Countries
- Munich Research Institute for the Economics of Aging and SHARE Analyses (MEA)
- Netherlands Institute for Biology (NIBI)
- Netherlands Institute for Health Services Research
- New Europe College, Institute for Advanced Study, Romania
- Norwegian Academy of Science and Letters (DNVA)
- Real Academia de Ciencias Exactas, Físicas y Naturales de España (Royal Spanish Academy of Sciences)
- Romanian Academy
- Royal Academy of Sciences and Arts of Barcelona (RACAB)
- Royal Danish Academy of Sciences and Letters
- Royal Irish Academy
- Royal Netherlands Academy of Arts and Sciences (KNAW)
- Royal Norwegian Society of Sciences and Letters (DKNVS)
- Royal Observatory of Belgium
- Royal Society of Edinburgh
- Royal Swedish Academy of Letters, History and Antiquities
- Royal Swedish Academy of Sciences
- Science & Policy Exchange, Canada
- Science Europe
- Senckenberg Gesellschaft für Naturforschung, Germany
- Sexual Violence Research Initiative (SVRI), International
- Slovak Academy of Sciences
- Sociedad Española de Bioquímica y Biología Molecular (Spanish Society of Biochemistry and Molecular Biology – SEBBM)
- Sociedad Española de Epidemiología (Spanish Society of Epidemiology – SEE)
- Sociedad Española de Genética (Spanish Society of Genetics – SEG)
- Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciencia (Brazilian Society for the Advancement of Science – SBPC)
- Spanish Biophysical Society
- Spanish Society of Positive Psycholgy
- Stichting Onderwijs Midden-Limburg (SOML), Netherlands
- Stockholm Resilience Centre at Stockholm University
- Studies Center on Science, Communication and Society (Universitat Pompeu Fabra Barcelona)
- Swiss Academies of Arts and Sciences
- Tilburg University TSB Developmental Psychology Department
- Universiteiten van Nederland (Universities of the Netherlands)
- University of Twente, Netherlands
- Vrije Universiteit Amsterdam (Free University Amsterdam), Netherlands
- Wissenschaft im Dialog, Germany
- Wissenschaftskolleg zu Berlin/ Institute for Advanced Study
- Y-Säätiö sr, Finland
- Young Academy of Belgium (Flanders)
- Young Academy Finland
- Young Academy of Spain
- Young Academy of Sweden
Acesse a versão original do documento, em inglês, neste link
Jornal da Ciência