SBPC-SP realiza encontro regional em São Carlos para debater o financiamento da ciência pública

Evento é gratuito e acontecerá no Auditório Jorge Caron, da EESC-USP, no dia 5 de maio. Inscrições gratuitas já estão abertas

WhatsApp Image 2025-04-22 at 11.26.47A Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em São Paulo – Subárea III (SBPC-SP III) realizará no dia 5 de maio, um encontro na cidade de São Carlos. Com o tema “O financiamento das universidades públicas e da pesquisa no Estado de São Paulo”, o evento busca debater o papel dos governos municipais e estadual na produção e difusão da Ciência.

“Esse encontro será sobre a região de São Carlos, que envolve também os municípios de Campinas, Ribeirão Preto, Araraquara e Rio Claro. É uma região que tem uma representatividade na Ciência muito grande, porque é onde se concentra a Unicamp [Universidade Estadual de Campinas], a Unesp [Universidade Estadual Paulista], a UFSCar [Universidade Federal de São Carlos] e a USP [Universidade de São Paulo] em dois campi. Além disso, há centros de pesquisa, como dois da Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária]: a Embrapa Pecuária e a Embrapa Instrumentação”, explica Mirlene Simões, secretária regional da SBPC-SP III.

A abertura da programação acontecerá às 8h30 e contará com as presenças do presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro; da reitora da UFSCar, Ana Beatriz Oliveira; do diretor da EESC-USP São Carlos [Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo], Fernando Catalano; da secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Carlos, Paula Knoff e do secretário Municipal de Administração de Araraquara, Victor Oliveira. Todas as atividades serão realizadas no Auditório Jorge Caron, da EESC-USP.

“Depois da abertura oficial, a gente vai ter quatro painéis durante o dia. O primeiro painel vai discutir especificamente a questão do financiamento às universidades públicas por conta das mudanças que virão a partir da nova tributação. Depois, a gente passa para um painel que vai debater novas alternativas de financiamento. Nessa mesa a gente vai ter a exposição de um parque tecnológico e de uma incubadora de empresas de tecnologia. Haverá, ainda, a presença do presidente de uma Embrapii aqui da região, além de duas associações nacionais, uma de inovação e outra de pesquisa e conhecimento”, detalha Simões.

A programação terá uma pausa para almoço e retornará às 14h com mais duas mesas redondas. “A primeira vai abordar a questão do financiamento de ciência e tecnologia no âmbito dos municípios, ou seja, como que os municípios integram Ciência e pesquisa no hall das suas atividades e de que forma isso também contribui para novas pesquisas, bolsas e demais ações. Já o outro painel vai tratar das questões atuais sobre as mudanças climáticas, e qual a urgência do tema para novas pesquisas e novo âmbito de financiamento à Ciência.”

O Encontro Regional da SBPC-SP III em São Carlos conta com a parceria do Comitê Gestor Municipal de São Carlos de Ciência e Tecnologia, que envolve as agências de inovação da USP e da UFSCAR e as unidades das Embrapa, além do apoio do Sebrae e de parques tecnológicos. Para participar, é necessário se inscrever neste link. O evento é aberto a todos e gratuito.

Confira a programação preliminar:

Encontro Regional da SBPC em São Carlos

Local: Auditório Jorge Caron
EESC-USP

Campus 1 – São Carlos/SP

Data: 05 de maio de 2025

Dia 05/05/2025

Tema do encontro: O financiamento das universidades públicas e da pesquisa no Estado de São Paulo

 

08:30h – Abertura oficial

Convidados:

Prof. Dr. Renato Janine Ribeiro – Presidente da SBPC

Profa. Dra. Mirlene Fátima Simões – Secretária Regional São Paulo 3 da SBPC

Profa. Dra. Ana Beatriz Oliveira – Reitora da UFSCar

Prof. Dr. Fernando Catalano – Diretor da EESC-USP São Carlos
Paula Knoff – Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia – Prefeitura de São Carlos

Victor Oliveira – Secretário Municipal de Administração – Prefeitura de Araraquara

 

09:00h – Painel 1

Universidades Estaduais: novos financiamentos para pesquisa e ensino

10:30h – pausa para café

10:50h – Painel 2

Outros modelos de financiamento à CT&I

12:30h – pausa para almoço

14h – Painel 3

Mudanças climáticas e sociais: financiamento em pesquisa e ciência para desafios futuros

15:30h – pausa para café

15:45h – Painel 4

Cidades, ciência e pesquisa associadas: financiamentos municipais em CT&I

Rafael Revadam – Jornal da Ciência