Em carta enviada à presidente interina da Universidade de Columbia, Claire Shipman, o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, manifestou solidariedade à instituição e à comunidade científica dos Estados Unidos diante das recentes ameaças à autonomia universitária e à liberdade acadêmica.
Renato Janine, que integrou o corpo docente da Columbia como Tinker Professor (2003) e Rio Branco Professor (2004), e foi ministro da Educação do Brasil em 2015, reafirma no documento a importância da defesa intransigente desses princípios como pilares essenciais da democracia. “Condenamos veementemente qualquer tentativa de enfraquecê-los, seja por cortes de financiamento, pressões políticas ou ataques ao conhecimento científico”, afirmou.
A carta também expressa preocupação com o avanço de medidas anti-científicas e antidemocráticas e destaca a necessidade de resistência conjunta: “A ciência não reconhece fronteiras – e defendê-la é nosso dever compartilhado”.
Confira o documento neste link.
Jornal da Ciência