
O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, participou na última terça-feira (29/04) da conferência “O papel da ciência na política: a governança moderna, a ciência e a obrigação de prevenir desastres naturais”, realizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) em parceria com a Secretaria Regional da SBPC no estado (SBPC-PI).
Em sua fala, Janine Ribeiro abordou o histórico de instabilidade em políticas científicas que o Brasil possui e afirmou que o País precisa ter caminhos bem delimitados para que a Ciência se desenvolva. “O Brasil precisa ter um projeto nacional, o que inclui o olhar sobre a Ciência. Principalmente porque o papel de um governo é lutar por políticas públicas que olhem para as desigualdades sociais, e, para isso, políticas científicas são essenciais.”
O presidente da SBPC também refletiu sobre questões atuais nas quais a Ciência está diretamente envolvida e a necessidade de se repensar a forma como os desastres ambientais são compreendidos, nos níveis governamentais e sociais. “O objetivo da minha palestra é, justamente, mostrar o papel da ciência na melhoria da governança no mundo moderno e sua importância para o enfrentamento dos desafios atuais, que não devem ser tratados como desastres inevitáveis.”
Janine Ribeiro encerrou sua fala destacando o papel da SBPC e convidando os presentes a se associarem. “A SBPC existe, antes de tudo, para congregar a comunidade científica brasileira. Qualquer pessoa pode se tornar sócia, mesmo sem ser cientista ou professor, basta valorizar a ciência e compreender sua importância para o desenvolvimento do país e do mundo”, concluiu.
A palestra completa está disponível na íntegra no canal da SBPC no YouTube.
Jornal da Ciência, com informações da UFPI