Marimélia Porcionatto recebe prêmio da International Society for Stem Cell Research

O 2025 ISSCR Public Service Award reconhece o trabalho desempenhado por pesquisadores em suas sociedades científicas
Marimélia Porcionatto_2
Foto: Jardel Rodrigues/SBPC

 

A professora Marimélia Porcionatto, da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp) e diretora da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), foi uma das contempladas com o 2025 ISSCR Public Service Award, concedido pela International Society for Stem Cell Research (ISSCR). O prêmio reconhece a atuação de cientistas que contribuem significativamente para suas sociedades científicas.

“Fiquei extremamente feliz e honrada em ser uma das premiadas pela ISSCR este ano. Trata-se de uma premiação inédita, criada pela então presidente da sociedade, Valentina Greco, da Universidade de Yale (EUA), com o objetivo de valorizar cientistas ao redor do mundo que participam ativamente de comitês e colaboram com a sociedade científica de diferentes formas”, declarou Porcionatto.

Ela destacou que, desde 2023, integra o comitê responsável pela escolha dos jovens pesquisadores agraciados anualmente com o prêmio Outstanding Young Investigator Award, da ISSCR. “Trabalho com pesquisa em células-tronco no Brasil há mais de 20 anos. Por isso, considero essa homenagem também um reconhecimento à trajetória do meu trabalho. Ser reconhecida pelos colegas é algo muito significativo”, afirmou.

Porcionatto ressaltou ainda a importância do prêmio como reflexo do envolvimento de pesquisadores nas atividades das sociedades científicas: “Esse reconhecimento também mostra o valor da pesquisa feita no Brasil. Estamos sendo notados por instituições internacionais, que nos convidam a participar de suas ações.”

Além de Porcionatto, a professora Lygia da Veiga Pereira, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), também foi homenageada pela ISSCR. “É um reconhecimento relevante para todas nós que fazemos ciência no Brasil”, comenta a diretora da SBPC.

Atualmente vice-diretora da EPM-Unifesp, Marimélia Porcionatto desenvolve pesquisas na área de neurobiologia, com foco na biofabricação de sistemas tridimensionais para estudo do sistema nervoso central, especialmente em doenças neurodegenerativas e no neurodesenvolvimento.

A entrega do prêmio da ISSCR aconteceu na reunião anual da Sociedade, realizada de 11 a 14 de junho de 2025, em Hong Kong.

A International Society for Stem Cell Research é uma organização independente sem fins lucrativos, sediada em Illinois, nos Estados Unidos. A missão da organização é promover a excelência em ciência de células-tronco e suas aplicações na saúde humana.

Vivian Costa – Jornal da Ciência