A 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o maior evento de popularização da ciência da América Latina, teve início na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Com o tema “Progresso é ciência em todos os territórios”, a edição deste ano, que se estende de 14 a 19 de julho, promete uma imersão completa em conhecimento para toda a sociedade pernambucana. A cerimônia de abertura ocorreu no dia 13 de julho, no tradicional Teatro do Parque.
A Reitora da UFRPE, Maria José de Sena, representando a instituição anfitriã, destacou a importância do evento. “É um evento que se compromete em popularizar a ciência e a pesquisa no país”, afirmou ela, enfatizando que a SBPC está em sua 77ª edição. “É uma oportunidade para todas as pessoas virem à instituição para uma imersão de conhecimento. É um evento feito para as pessoas, independente da idade, da classe social, ou de qualquer coisa. Você estará aqui em contato direto durante esses sete dias com o conhecimento, a ciência, a tecnologia e a inovação.”
A programação, que oferece mais de 200 atividades gratuitas, é organizada em temáticas específicas, coordenadas por especialistas. Presentes na equipe de coordenação estão a professora Socorro, vice-reitora da UFRPE, o professor Rafael, responsável pela SBPC Jovem, a professora Pátria Cordova, envolvida nas festividades, o professor Rosário, que aborda a temática da mulher na ciência, e a professora Ana Virginia, focada nos povos e comunidades tradicionais.
“Tudo que diz respeito a essas temáticas é discutido nesta reunião. Vocês terão a oportunidade de se atualizarem em todos esses aspectos”, explicou a Reitora Maria José de Sena. Ela ressaltou a presença de uma “tenda jovem” na UFRPE, onde os visitantes poderão observar uma feira de ciências com projetos inovadores em robótica e outras áreas, conforme detalhado pelo professor Rafael.
Veja o texto na íntegra: Taís Paranhos