Um dos focos das Reuniões Anuais da SBPC é mostrar que a Ciência está presente em diferentes temáticas, para além do estereótipo do fazer científico nas bancadas de laboratórios. Nesta 77ª edição, que acontecerá de 14 a 19 de julho na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a programação destaca a presença da arte e da cultura como dimensões complementares do universo científico, com homenagens e reflexões na programação científica, além de atividades especiais na tenda SBPC Cultural.
Secretária-geral da SBPC e coordenadora geral do evento, Cláudia Linhares Sales lista alguns dos principais destaques. “A programação desta Reunião Anual está muito interessante, porque ela vai trazer temas em que a Ciência não é tão vista, mas existe, que é o caso dos debates culturais. Por exemplo, nós teremos uma mesa-redonda sobre a origem do frevo (18/07, às 16h). Em outra atividade, quem vai falar é o filho do escritor Ariano Suassuna, Manuel Dantas Vilar Suassuna, que é um artista. Será uma aula espetacular, chamada ‘Do mendigo ao pintor’ (14/07, às 10h).”
A relação entre ciência e arte também será tema de uma conferência da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE), que acontecerá no dia 16/07 (quarta-feira), às 10h. Sales também destaca uma homenagem ao médico, escritor e cientista social Josué de Castro, que será realizada na quinta-feira (17/07), às 10h.
“Será uma mesa-redonda muito bacana porque Josué de Castro, além de tudo, foi um grande ativista no combate à fome. É uma figura pernambucana importantíssima, e a atividade vai tratar da sua obra e do seu legado”, ressalta.
Para além da programação científica a Reunião Anual também terá um espaço próprio dedicado às artes, a tenda da SBPC Cultural. O espaço tem curadoria da Universidade Federal Rural de Pernambuco e participação de diversos grupos artísticos e educacionais da comunidade local.
Entre os destaques, a tenda oferecerá oficinas de frevo, contação de histórias, capoeira, bonsai e dança circular. Também haverá mostras de filmes que vão abordar o cinema contemporâneo de Pernambuco, produções queer e a ligação de cinema e acessibilidade.
Dividida em três segmentos – Tenda Cultural, Galeria Theodoro Braga e Roteiros Geo-turísticos – a programação ainda contará com exposições, travessias culturais e apresentações de músicas, como as participações de Sagrama, Irmãos Aniceto Grupo Cabaçal, Rogério Rangel, Socorro e Mazé, Ballet Cultural de Pernambuco, entre outros.
“A Reunião Anual está com uma programação muito rica, e ela é rica por conta da sua diversidade. Quando nós pensamos no tema desta edição, ‘Progresso é ciência em todos os territórios’, a gente não queria pensar apenas em aspectos científicos ou regionais, a gente quis trazer pluralidade. É impossível uma pessoa não encontrar alguma coisa que queira ver nessa programação”, conclui a secretária-geral da SBPC, Cláudia Linhares Sales.
A 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) será realizada de 14 a 19 de julho na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife. A cerimônia oficial de abertura será realizada no domingo, 13/07, no Teatro do Parque, no centro da cidade.
O evento contará com mais de 200 atividades gratuitas, como conferências, mesas-redondas, painéis, sessões de pôsteres, exposições científicas interativas, atrações culturais e oficinas educativas. Mais informações e inscrições no site oficial: https://ra.sbpcnet.org.br/77RA/.
Rafael Revadam – Jornal da Ciência