“Ciência tem de estar no TikTok”, diz nova líder de sociedade científica

Francilene Garcia, primeira mulher nordestina a assumir a Presidência da maior entidade da área da América Latina, concedeu entrevista à coluna durante a Reunião Anual da SBPC, no Recife, e antecipou que tem como uma meta estimular os jovens a ingressarem na área acadêmica e usar a ciência no combate à desinformação

A professora e pesquisadora paraibana Francilene Procópio Garcia, titular da UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), toma posse hoje como a nova presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), assumindo o lugar de Renato Janine Ribeiro —que estava no cargo desde 2021.

Primeira mulher nordestina a assumir a presidência da maior entidade da área da América Latina (que reúne 162 sociedades científicas), ela concedeu entrevista à coluna durante a reunião anual da SBPC, no Recife, e antecipou que tem como uma meta estimular os jovens a ingressarem na área acadêmica e usar a ciência no combate à desinformação. “A ciência tem de estar no TikTok”, diz.

A escolha da SBPC por um líder nordestino é algo incomum: em 77 anos, apenas Anísio Texeira, na década de 1950, assumiu o posto. Para ela, uma mulher do interior do Nordeste, a eleição é um símbolo de um Brasil “que é maior do que algumas regiões que conseguiram alçar voos um pouco mais distantes até aqui.”

Veja o texto na íntegra: UOL