Julho foi um mês de importantes movimentações na SBPC. A entidade realizou sua 77ª Reunião Anual e deu posse à nova Diretoria. A professora e pesquisadora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Francilene Garcia, assumiu a Presidência da SBPC, tendo ao seu lado, na vice-presidência, Soraya Soubhi Smaili, professora titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Aldo José Gorgatti Zarbin, professor titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A Secretaria-Geral ficou sob a responsabilidade de Andrea Mara Macedo (UFMG), enquanto as três vagas da Secretaria foram ocupadas por Marilene Corrêa da Silva Freitas (UFAM), Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos (LNCC/RJ) e Samuel Goldenberg (UFPR). A 1ª tesouraria passou a ser conduzida por Giselle Zenker Justo (Unifesp), e a 2ª tesouraria por Laila Salmen Espíndola (UnB).
De 13 a 19 de julho, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a SBPC promoveu sua 77ª Reunião Anual, realizada no Recife, com participação expressiva de cerca de 40 mil pessoas.
Além da Reunião e da posse da nova Diretoria, Secretarias Regionais e Conselho, a SBPC esteve ativa em pautas estratégicas da política científica nacional. Durante o evento no Recife, organizou um protesto contra a aprovação no Congresso Nacional, na madrugada de 17 de julho, do PL 2.159/21, que flexibiliza as regras de licenciamento ambiental, e do PL 5.122/23, que autoriza o uso de recursos do Fundo Social do Pré-Sal – antes destinados à saúde e à educação – para o pagamento de dívidas de produtores rurais afetados por calamidades.
No dia 25 de julho, a entidade também marcou presença no Ato em Defesa da Soberania Nacional, realizado em São Paulo.
Em parceria com a ABC, a SBPC publicou duas notas públicas: uma intitulada “Em defesa da soberania nacional, da democracia e dos interesses científicos e econômicos do Brasil” e outra em solidariedade ao ministro Alexandre de Moraes.
Por fim, lançou a iniciativa “Pesquisa Nacional: Vozes, Territórios e o Futuro da Ciência Brasileira”, que busca aproximar a SBPC da sociedade e colher percepções sobre o futuro da ciência no país.
O Jornal da Ciência mensalmente atualiza seus leitores sobre as ações da SBPC para reiterar como a participação de todos é fundamental nessas lutas.
Fique por dentro e faça parte!
JULHO
No dia 2, a entidade divulgou que Marimélia Porcionatto recebeu prêmio da International Society for Stem Cell Research. O 2025 ISSCR Public Service Award reconhece o trabalho desempenhado por pesquisadores em suas sociedades científicas.
Ao longo do mês, a entidade publicou duas editorias Especiais da Semana. A primeira, publicada no dia 4, abordou como tema suas 120 editorias. A seguinte, do dia 11, focou na 77ª Reunião Anual da SBPC.
Entre os dias 13 e 19 de julho a SBPC realizou, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a 77ª Reunião Anual da SBPC, no Recife, que contou com uma participação de 40 mil pessoas.
Durante o evento, no dia 17, a entidade convocou um protesto contra a votação de dois projetos leis no Congresso Nacional. Na madrugada daquele dia, deputados do Centrão e da extrema direita aprovaram o Projeto de Lei 2.159/21 que altera as regras de licenciamento ambiental e o 5.122/23 que permite o uso de recursos do Fundo Social do Pré-Sal, antes destinados ao financiamento da saúde e educação para rolar dívidas de produtores rurais atingidos por calamidades públicas.
Ainda no dia 17, a entidade realizou sua Assembleia Geral de Sócios e empossou a nova Diretoria, novos secretários regionais e novos membros do Conselho.
No dia 14, a entidade lançou a “Pesquisa Nacional: Vozes, Territórios e o Futuro da Ciência Brasileira”. Objetivo da iniciativa é aproximar a entidade de seu público, além de identificar opiniões sobre a Ciência brasileira.
No mesmo dia, a entidade divulgou a nota pública “Em defesa da soberania nacional, da democracia e dos interesses científicos e econômicos do Brasil”.
Dois dias depois, 16 de julho, a SBPC e a ABC encaminharam à Casa Civil da Presidência da República uma carta conjunta com recomendações para o aprimoramento dos critérios de contrapartida junto às operações de crédito incentivado. A proposta visa a uma alocação estratégica dos novos recursos de superávit do Fundo.
No dia 17, a SBPC divulgou que Fernanda Sobral recebeu o Prêmio Florestan Fernandes da Sociedade Brasileira de Sociologia. A pesquisadora tem uma trajetória acadêmica dedicada a ações e reflexões sobre política científica e maior integração entre ciência e sociedade.
No dia 25 de julho, a SBPC se uniu a diversas entidades e participou do Ato em Defesa da Soberania Nacional. O evento reuniu mais de 240 instituições, sendo mais de 60 de suas Sociedades Científicas Afiliadas. A iniciativa é um repúdio às recentes manifestações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que buscam influenciar o regime democrático brasileiro.
No penúltimo dia do mês, 30 de julho, a SBPC, em parceria com a ABC, divulgou nota em defesa da soberania nacional e em solidariedade ao ministro Alexandre de Moraes. As entidades manifestam repúdio às sanções unilaterais impostas pelo governo dos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, com base na chamada Lei Magnitsky: “Consideramos tal medida uma inadmissível ingerência em assuntos internos do Brasil e um ataque direto a um membro da mais alta Corte do país, guardiã da Constituição Federal e dos princípios democráticos nela consagrados”.
Jornal da Ciência