Confira as ações da SBPC em agosto de 2025

Mês é marcado pelo início da nova gestão da SBPC e divulgação das moções aprovadas durante a 77ª Reunião Anual, reforçando compromissos com ciência, democracia e soberania nacional

Agosto marcou o início da nova gestão da SBPC, liderada por Francilene Garcia na presidência, com Soraya Smaili e Aldo Zarbin nas vice-presidências. O mês foi dedicado ao encaminhamento das moções aprovadas pela Assembleia Geral de Sócios, realizada durante a 77ª Reunião Anual, em Recife. As moções divulgadas trataram de temas como o fortalecimento do FNDCT, autonomia universitária, justiça tributária, regulamentação digital, direitos dos pós-graduandos e participação do Brasil em convenções ambientais.

A entidade também manteve sua atuação ativa em diversas frentes. Em parceria com a ABC e a Andifes, encaminhou ao MCTI pedido de atualização da cota de importação do CNPq. Junto à ABC, alertou para o risco de paralisação das unidades de pesquisa do MCTI. Protestou contra a proposta de extinção da FCT, em Portugal, e participou do Ato pela Soberania Nacional, ao lado da UFPR, da Fened e de movimentos sociais.

Comemorou ainda a adesão da Fapemig ao seu quadro de sócios institucionais e lançou uma campanha convidando cientistas, estudantes e amigos da ciência que participaram de eventos e programas da entidade, como o SBPC vai à Escola, a compartilharem seus relatos no LinkedIn.

Entre outras ações, destacou o prêmio CBMM recebido por Paulo Artaxo, homenageou o geneticista Henrique Krieger, ex-diretor da entidade que faleceu no dia 19/08, divulgou nova seção da coleção Povos Tradicionais e Biodiversidade no Brasil e celebrou a indicação do podcast O Som da Ciência ao Prêmio MPB 2025. Ao longo do mês, a SBPC também publicou cinco editoriais especiais no JC Notícias, abordando temas como soberania digital, Hiroshima e Nagasaki, regulação da internet e o papel do Brasil na COP30.

O Jornal da Ciência mensalmente atualiza seus leitores sobre as ações da SBPC para reiterar como a participação de todos é fundamental nessas lutas.

Fique por dentro e faça parte!

AGOSTO

No dia 1º de agosto, a entidade divulgou a documento em parceria com a ABC e Andifes no qual elas pediram atualização e fixação do valor da cota de importação do CNPq. Elas expressaram preocupação com um entrave crítico ao desenvolvimento científico e tecnológico do País.

Durante o mês, a SBPC divulgou as moções aprovadas na Assembleia de Sócios da entidade, realizada no dia 17 de julho, realizada durante a 77ª Reunião Anual, em Recife (PE):

No dia 1º duas foram divulgada a Em defesa do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e o Manifesto da Ciência Brasileira sobre o Projeto de Lei (PL) nº 2.159/202;

No dia 4, a entidade divulgou a intitulada “Solidariedade ao povo palestino e rompimento de acordos comerciais bélicos com Israel”; no dia 6, a entidade divulgou a moção “Pela Autonomia Universitária das Universidades Públicas do Estado do Paraná”; no dia 29, a entidade divulgou que o Governo do PR respondeu à moção “Pela Autonomia Universitária das Universidades Públicas do Estado do Paraná”;

No dia 8, a SBPC divulgou a moção “Sobreviver não basta: por reajuste, mais bolsas e direitos previdenciários para os pós-graduandos”;

No dia 11, a entidade divulgou na qual ela pedia formulação de lei federal para flexibilização de recursos para pesquisa científica;

No dia 12, a entidade divulgou as  moções “Pela educação democrática: não às Escolas Cívico-Militares!” e “Democratização e Participação Social no Conselho Deliberativo do Fundo Social do Pré-Sal”;

No dia seguinte, 13 de agosto, publicou a moção em defesa da justiça tributária;

No dia 14, foi divulgada as moções “Em defesa do Comitê Gestor da Internet no Brasil CGI.br” e “Apoio à regulamentação das plataformas digitais e em defesa da soberania tecnológica do Brasil”;

No dia 25, SBPC divulgou moção “Pela participação efetiva nos eixos de CT&I das Convenções do Rio-Clima, Desertificação e Biodiversidade”;

No dia seguinte, 26 de agosto, divulgou os documentos pela implantação do artigo 22 do Estatuto da Pessoa Idosa e em defesa das instituições públicas de CT&I.

Ao longo do mês, a entidade publicou cinco editorias do Especiais da Semana. A primeira, publicada no dia 1ª, teve como tema a Soberania digital; a seguinte, no dia 8, foi sobre os 80 anos das bombas de Hiroshima e Nagasaki; a publicada no dia 15 abordou a temática Adultização, ECA e a regulação digital; a penúltima, divulgada no dia 22, foi sobre Universidades e seus benefícios; e a última, divulgada no dia 29, abordou a COP30 e papel do Brasil na discussão.

No dia 12, a UFPR, Fened, SBPC e ampla frente de movimentos sociais se uniram em Ato pela Soberania Nacional. Um dia antes, eles divulgaram a “Carta em Defesa da Soberania Nacional”.

SBPC e a ABC protestaram contra extinção da FCT, principal agência de fomento à ciência em Portugal no dia 7 de agosto. Elas manifestaram solidariedade à comunidade científica portuguesa e alertaram para os riscos da medida à pesquisa básica e à autonomia institucional.

No dia 14, o Centro de Memória Amélia Império Hamburger (CMAIH/SBPC), que abriga o acervo histórico da SBPC, recebeu um grupo de estudantes do 1° ano do Ensino Médio do Colégio Emilie de Villeneuve, acompanhado de seus professores. Grupo conheceu a história da SBPC, suas publicações e frentes de atuação em ciência, cidadania e sustentabilidade.

No dia 19, a entidade divulgou que a Fapemig se tornou sócia institucional reforçando seu compromisso com a ciência brasileira. “Acreditamos que a presença mais ativa nas atividades e eventos da SBPC nos permitirá contribuir de forma mais efetiva nas discussões que impactam a ciência no Brasil”, afirmou Carlos Arruda, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.

SBPC lamentou morte do geneticista Henrique Krieger no dia 19. Associado desde 1961, Krieger atuou na Diretoria da entidade por dois mandatos consecutivos entre 1979 e 1983. Na carreira acadêmica, fascinava-se em estudar a pluralidade das populações brasileiras.

No mesmo dia, 19 de agosto, foi divulgado que Paulo Artaxo, professor titular do Instituto de Física da USP e ex-vice-presidente da SBPC, é um dos vencedores do Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia. Premiação valoriza e reconhece profissionais que, por meio de pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos, impactam o Brasil e o mundo.

No dia 21, a SBPC divulgou que já está disponível em seu portal a Seção 15 (Parte VI) da coleção Povos Tradicionais e Biodiversidade no Brasil, dedicada às pesquisas interculturais com povos indígenas. A coleção completa reúne 17 seções, organizadas em seis partes, sob coordenação de Manuela Carneiro da Cunha (USP e Universidade de Chicago), Sônia Barbosa Magalhães (UFPA) e Cristina Adams (USP).

No mesmo dia, 21, a entidade divulgou que o podcast “O Som da Ciência” está concorrendo ao prêmio Melhor Podcast do Brasil (MPB) 2025. Veículo de comunicação e divulgação científica da SBPC está inscrito na categoria “Ciências” da premiação MPB.

No dia 22, a SBPC lançou campanha convidando cientistas, estudantes e amigos da ciência que participaram de seus eventos, como as Reuniões Anuais e Regionais, ações ou que desenvolveram atividades com a entidade, como o SBPC vai à Escola, a compartilhar seus relatos e vivências no LinkedIn. Página busca reunir participações realizadas em suas ações, programas e eventos, como as Reuniões Anuais e Regionais.

No dia 26, a SBPC e ABC alertaram que unidades de pesquisa do MCTI correm risco de paralisação. Levantamento revelou que algumas unidades já adotaram medidas emergenciais, como redução na jornada de trabalho, corte de contratos, desligamento de equipamentos e até suspensão de serviços básicos.

Jornal da Ciência