A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), realiza na próxima segunda-feira, 6 de outubro, o evento “Democracia, ciência e soberania”, por ocasião do “Dia de Luta pela Democracia Brasileira”. A data, celebrada em 5 de outubro – dia em que foi promulgada a Constituição de 1988 –, é uma oportunidade de reflexão sobre o período da ditadura militar e a importância da liberdade em contraste com o autoritarismo. O evento será realizado no Auditório Profª Drª Ieda M. L. Maugeri da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), das 14h às 19h.
Em 2023, a SBPC, com o apoio de cerca de 100 instituições científicas e associações da sociedade civil, propôs a criação de uma data dedicada à luta pela democracia brasileira, para refletir sobre sua importância e seu papel na construção de um país livre, soberano e desenvolvido. A proposição dessa data foi inspirada no “Día Nacional de la Memoria por la Verdad y la Justicia” da Argentina.
O evento terá uma conferência inicial, com o tema “O papel da Justiça na defesa da democracia”. A discussão será seguida de duas mesas-redondas: a primeira, intitulada “Democracia em risco? Ciência, Autoritarismo e Soberania”, irá abordar a questão da democracia que queremos consolidar diante do avanço do extremismo e da corrosão institucional; a segunda debaterá “Democracia e Modelo de Desenvolvimento: Ciência, Soberania e Inclusão”, sobre qual modelo de desenvolvimento pode sustentar uma democracia forte, justa e soberana no Brasil.
O evento é aberto a todos e contará também com transmissão ao vivo pelo YouTube, nos canais da SBPC (www.youtube.com/canalsbpc) e da ABC (https://www.youtube.com/c/AcademiaBrasileiradeCiências).
Veja abaixo a programação preliminar:
DEMOCRACIA, CIÊNCIA E SOBERANIA
Coordenação: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)
Data: 6 de outubro de 2025 (Segunda-feira) Local: Auditório Profª Drª Ieda M. L. Maugeri
Rua Sena Madureira, 1500 – térreo – Vila Clementino São Paulo/SP
Programação Preliminar
14h00 – Abertura
- Francilene Procópio Garcia – Presidente da SBPC
- Raiane Patrícia Severino Assumpção – Reitora da Unifesp
Conferência inaugural: O papel da Justiça na defesa da democracia – Ex-Ministro Almino Monteiro Álvares Affonso – a confirmar
15h00 – 16h30 – Mesa-redonda 1
Democracia em risco? Ciência, Autoritarismo e Soberania
Questão central: Que democracia queremos consolidar diante do avanço do extremismo e da corrosão institucional?
Coordenação: Helena Nader – Presidente da ABC
Debatedores convidados:
- Fernando Guimarães Rodrigues (Direitos Já! Fórum pela Democracia) – Advogado e ativista, integrante da coordenação do movimento em defesa da democracia e dos direitos fundamentais – a confirmar
- Christian Dunker (USP) – psicanalista, reflexão sobre autoritarismo e democracia no Brasil
- Daniel Campos de Carvalho (Unifesp) – Daniel Campos de Carvalho (Unifesp) – Professor de Direito Internacional, especialista em governança global, direitos humanos e democracia.
16h30 – 16h45 – Intervalo
16h45 – 18h15 – Mesa-redonda 2
Democracia e Modelo de Desenvolvimento: Ciência, Soberania e Inclusão
Questão central: Qual modelo de desenvolvimento pode sustentar uma democracia forte, justa e soberana no Brasil?
Coordenação: Luiz Antônio Elias – Presidente da FINEP
Debatedores convidados:
- Clélio Campolina Diniz (UFMG) – Economista, especialista em desenvolvimento regional e políticas de ciência, tecnologia e inovação; ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação
- Ex-Ministro Luiz Carlos Bresser Gonçalves Pereira (Centro de Economia Política) – economista, cientista político, cientista social, administrador de empresas e advogado
- Clemente Ganz (Centrais sindicais) – perspectiva sindical sobre desenvolvimento inclusivo e democracia
18h15 – Encerramento
- Francilene Procópio Garcia (SBPC), Helena Nader (ABC) e Luiz Antônio Elias (FINEP)
Jornal da Ciência