A campanha contra a nomeação da pesquisadora Tânia Araújo-Jorge para a presidência da Fiocruz colocou no mesmo barco o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, e o principal líder do PSOL no Rio, o deputado Marcelo Freixo.
Eduardo Eugenio considera que Temer fez um “gol contra” e chegou a dar um puxão de orelhas no coordenador da bancada estadual na Câmara, Hugo Leal (PSB), por este ter saído em defesa de Tânia.
— Hugo, caro deputado e amigo… Acompanhei de perto a recente eleição da Dra Nisia que ganhou da Dra Tânia. Nos últimos 25 anos todos os eleitos para presidir a Fiocruz foram nomeados pelo Presidente da República.
No mesmo e-mail, também enviado ao atual presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, o presidente da Firjan critica o presidente da República, Michel Temer.
— Pessoas com má intenção estão induzindo ao presidente, ao ministro (Ricardo Barros) e a determinados políticos a grave erro.
A assessoria de Eduardo Eugenio diz que, no e-mail a Hugo Leal, a crítica é à escolha da segunda mais votada, e não ao presidente Temer.
Integrante do Conselho de Administração da Fundação, Eduardo Eugenio ficou irritado com o questionamento à administração sa instituição.
— Eu repudio com veemência críticas feitas à falta de transparência dos recursos públicos na Fiocruz. Elas são simplesmente injustas para com pessoas que a dirigem com competência e honradez.
E, acrescenta:
— O país urge por paz ! … Pessoas estão tentando fazer um desserviço ao presidente Temer !!! Um competente gol contra.
O deputado Marcelo Freixo (PSOL) defende o processo democrático e está coletando assinaturas de intelectuais e cientistas. Seu objetivo é chegar às 500 assinaturas e até esta tarde já eram 462.
— Vamos chegar lá. Já temos o apoio da presidente da SBPC, Helena Nader.