Desde a sua fundação, em 1948, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) continua firme aos valores éticos do conhecimento científico, da cultura, do meio ambiente, da inclusão social e do combate à pobreza como prioridades nacionais. A entidade também mantém a luta em prol de seus ideais e pelo desenvolvimento sustentável do País.
O Jornal da Ciência mensalmente atualiza seus leitores sobre as ações da SBPC para reiterar como a participação de todos é fundamental nessas lutas.
Fique por dentro e faça parte!
MARÇO
No dia 7, a SBPC divulgou a Primeira Circular das Eleições 2025, com prazos do processo eleitoral. Nela, a entidade solicitou aos seus sócios que atualizassem seus cadastros e sua anuidade para participar do pleito.
No mesmo dia, divulgou uma nota de pesar sobre o falecimento de Isaac Roitman.
Ao longo do mês, a entidade publicou quatro editorias Especiais da Semana. A primeira, publicada no dia 7, abordou o tema Mulheres e poder. A seguinte, do dia 14, focou nos 40 anos do MCTI. A terceira, publicada no dia 21, tratou da China, a superpotência científica. Enquanto que a última, divulgada no dia 28, abordou o Golpe de Estado e defesa da democracia.
No dia 11, a SBPC divulgou que está entre as mais de 100 entidades científicas que assinaram o manifesto da Federação Europeia de Academias de Ciências e Humanidades que denunciou ameaças à liberdade acadêmica e ao financiamento da pesquisa nos Estados Unidos.
No dia seguinte, 12 de março, promoveu debate com a professora Vera Paiva sobre a resistência das mulheres à violência do Estado. Durante o evento, ela disse que combater as violências atuais exige reconhecer as do passado.
No dia 13, a entidade publicou que Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos, pesquisadora do Laboratório Nacional de Computação Cientifica (LNCC/MCTI), diretora da SBPC e membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), foi eleita Fellow da Sociedade Internacional para a Biologia Computacional (International Society for Computational Biology – ISCB). Ela é pioneira da área de bioinformática no País e se tornou a primeira brasileira a ingressar na entidade.
No dia 18, a entidade informou que a diretora da SBPC, Claudia Linhares Sales foi homenageada na Câmara Municipal de Fortaleza.
No dia 21, divulgou a Nota da SBPC sobre a agressão à Ministra Marina Silva. Em evento no Amazonas, ao referir-se ao discurso da ministra na CPI das ONGs, senador Plínio Valério disse: “Imagine o que é tolerar a Marina seis horas e dez minutos sem enforcá-la.” Para a SBPC, fala agressiva do parlamentar é “totalmente inaceitável”
No mesmo dia, a SBPC-RO promoveu “Colóquio Pesquisa & Sociedade” em Porto Velho, com a participação do presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro.
Três dias depois, no dia 24, a entidade divulgou que a análise realizada pela assessoria parlamentar da SBPC da PLOA 2025 onde mostrou impacto da distribuição de verbas para a Ciência, que pode comprometer a gestão de bolsas de pesquisa.
No último dia do mês promoveu o debate “Do Golpe Militar de 64 ao 8 de Janeiro de 2023: a necessidade de defender a democracia”.
FEVEREIRO
No dia 3, foi divulgada a nota de repúdio da SBPC e da ABC por ataques do Conselho Federal de Medicina a pesquisadora Ligia Bahia. As instituições manifestaram apoio à professora Ligia Bahia e reforçam a importância da liberdade acadêmica e do compromisso com a ciência. O documento foi subscrito por mais de 50 entidades científicas.
No dia 11, a entidade realizou a cerimônia de entrega do 6º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, este ano contemplando a categoria Meninas na Ciência, em São Paulo.
No mesmo dia, durante a cerimônia de entrega do 6º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, a SBPC lançou o livro “Carolina Bori – Psicologia, Educação e Política Científica”, escrito por Gabriel Vieira Cândido, biógrafo da cientista, A publicação está disponível para download gratuito no site da entidade.
No dia 12, a entidade levou as ganhadoras do Prêmio Carolina Bori a uma visita ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – CNPEM, em Campinas. Acompanhadas por diretoras da SBPC, as meninas conheceram o Sirius, maior fonte de luz síncrotron da América Latina, e todos os demais laboratórios do Complexo tecnológico e receberam conselhos de cientistas renomadas.
No dia 13, a SBPC protestou contra ações anti-ciência nos Estados Unidos divulgando a nota “Governo americano destruindo a sua Ciência”. O manifesto foi endossado por mais de 50 entidades científicas e acadêmicas e traduzido para a língua inglesa.
Entre os dias 19 e 21, a entidade realizou a Reunião Regional no Espírito Santo. Durante a abertura, a SBPC lançou o livro em homenagem a Ennio Candotti. No dia 21, a SBPC anunciou a retomada da Secretaria Regional no Espírito Santo. O evento levou leva mais de 2 mil pessoas ao campus da Ufes, em Vitória. Na sessão de encerramento, no dia 21, foi divulgada a Carta de Vitória, um manifesto de princípios elaborado pelo Conselho da SBPC e sua Diretoria para orientar as futuras ações no campo da sustentabilidade. Mais de 30 entidades científicas subscreveram o documento.
A SBPC, ABC e Anpei manifestaram preocupação com projeção de arrecadação do FNDCT. Em carta aos ministros Fernando Haddad, Simone Tebet, Esther Dweck, Rui Costa e Luciana Santos, as entidades solicitaram a revisão da projeção no PLOA 2025, de modo que seja ajustada às estimativas reais, garantindo que os recursos previstos estejam plenamente disponíveis para as iniciativas científicas e tecnológicas indispensáveis ao progresso do país.
No mesmo dia, SBPC e ABC enviaram carta ao presidente Lula sobre a COP30, em que questionam a ausência da Ciência, Tecnologia e Inovação no âmbito dos envolvidos na organização da COP30, que ocorrerá em Belém neste ano.Questionamento sobre a ausência do MCTI entre os integrantes do Conselho Nacional para a COP30 já havia sido feito em junho de 2023.
No dia 25, ABC e SBPC alertaram para impactos da redução no orçamento do CNPq no PLOA 2025. Em carta enviada ao senador Ângelo Coronel (PSD-BA), relator-geral do projeto, as entidades disseram que a falta de recursos ameaça programas essenciais, como bolsas de pós-doutorado e editais de pesquisa, enfraquecendo a inovação e o desenvolvimento nacional.
No dia seguinte, 26, a SBPC e a ABC divulgaram uma nota de agradecimento a Nísia Trindade, que deixou o Ministério da Saúde após dois anos. “O que foi destruído nos seis anos de dois governos em que a saúde deixou de ser priorizada, Nísia reconstruiu em 25 meses. Isso não é pouco”, afirmaram.
Ao longo do mês, a entidade publicou três editorias Especiais da Semana. A primeira, publicada no dia 7, abordou o tema Privatização de escolas públicas. A seguinte, do dia 14, focou no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A terceira e última, publicada no dia 28, tratou da Reunião Regional da SBPC no Espírito Santo.
JANEIRO
Em janeiro a SBPC focou na divulgação de seus eventos, principalmente na Reunião Regional, que será realizada entre os dias 19 e 21 de fevereiro, em Vitória (ES), e o Prêmio Carolina Bori.
No dia 13, anunciou que a Reunião Regional em Vitória, na Ufes, começará com uma sessão de abertura com atividades especiais. No dia seguinte, 14 de janeiro, destacou que Paulo Artaxo abordará a construção de uma sociedade sustentável em sua conferência na abertura do evento. No dia 16 de janeiro, a instituição enfatizou que o encontro tem o desafio de retomar secretaria da SBPC no Espírito Santo. Quatro dias depois, no dia 20, informou que Políticas ambientais e educacionais serão temas de debate na reunião. No dia 22 de janeiro, ressaltou que o foco da programação final da reunião incluirá políticas sustentáveis para a redução de desigualdades. No dia 29 anunciou o tributo a Ennio Candotti no primeiro dia do evento, com o lançamento de um livro produzido pelo Centro de Memória Amélia Império Hamburger (CMAIH), da SBPC, em sua homenagem.
No dia 13, a SBPC divulgou uma nota de solidariedade à Fiocruz. “Ações policiais devem estar pautadas pela defesa e proteção da vida humana, valor supremo inegociável e amplamente amparado pela legislação”, afirmou a entidade.
No dia 20 divulgou as vencedoras do 6º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”. Nesta edição foram recebidas indicações de 765 candidatas para a categoria “Meninas na Ciência”, oriundas de todas as regiões do País. Uma comissão julgadora escolheu seis vencedoras, sendo três do Ensino Médio e três da Graduação. A cerimônia de entrega será no dia 11 de fevereiro, em comemoração ao “Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência”.
Como de costume, a entidade tem divulgado o perfil das vencedoras da premiação. No dia 24 publicou o primeiro texto sobre a vencedora na categoria Ensino Médio. No dia 30, foi destacada a história da estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB) na categoria Graduação. No dia seguinte, 31 de janeiro, publicou sobre a vencedora da categoria Ensino Médio, Millena Xavier Martins, estudante do Colégio Coluni, da Universidade Federal de Viçosa
Ao longo do mês, a entidade publicou quatro editorias Especiais da Semana. A primeira, publicada no dia 10, abordou o tema Controle das redes sociais x Fake News. A seguinte, do dia 17, focou nas Doenças Negligenciadas. A terceira, publicada no dia 24, tratou das consequências das ações de Trump. Já a última, no dia 31, teve o DepeeSeek como temática.
Veja também:
Confira as ações da SBPC de 2024
Educação e Ciência sempre: veja as ações da SBPC de 2023
Do luto à luta: ações da SBPC em 2022
Retrospectiva 2021: do luto à luta
Retrospectiva 2020: do luto à luta