O Jornal da Ciência, publicação de divulgação científica da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, foi lançado em julho de 1985 durante a 37ª. Reunião Anual da SBPC, realizada em Belo Horizonte, no campus da Universidade Federal de Minas Gerais. O evento, que teve como tema “Começar de Novo”, em alusão clara ao fim da ditadura militar, contou pela primeira vez com a presença de um ministro da Ciência e Tecnologia, Renato Archer. O projeto editorial foi concebido pelo jornalista e publicitário José Monserrat Filho, e pelos cientistas Ennio Candotti, Darcy Fontoura e Alberto Passos Guimarães.
Durante a década de 1990, produzido em papel bíblia, na cor amarelo claro, o Jornal da Ciência era enviado para todos os sócios da SBPC, assinantes e para todos os estudantes de pós-graduação brasileiros que estudavam no Exterior. Foi durante esse tempo a principal fonte de informação para esses estudantes, e para os demais leitores, sobre o que acontecia no Brasil nas áreas de ciência e tecnologia, e nas políticas públicas a elas associadas.
Desde agosto de 2011, devido aos altos custos de impressão e remessas por correio, o Jornal da Ciência passou a ser publicado somente no formato digital, e disponibilizado em PDF para os leitores na internet. A partir de agosto de 2014 passa a ser uma publicação digital na internet (portal), com a qualidade do conteúdo preservada e ampliada.
Em 1993 começou a ser produzido o boletim diário JC-Email, enviado gratuitamente para assinantes, e que também a partir de agosto de 2014 passou a ser produzido com o novo nome JC Notícias. Permaneceu com o mesmo conteúdo constituído basicamente de um apanhado de notícias de CT&I de todo o País e algumas matérias exclusivas.
Uma edição temática do Jornal da Ciência é produzida bimestralmente, com um tema especial e conteúdo exclusivo. Essa versão é distribuída principalmente para aos sócios ativos da SBPC e tomadores de decisão nas áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação.