Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência faz encontro na UFSCar.Evento é o maior encontro científico da América Latina e acontece em julho.
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) vai realizar seu 67º encontro anual durante os dias 12 a 18 de julho em São Carlos (SP). Com o tema ‘Luz, Ciência e Ação’, o evento é o maior encontro científico da América Latina. A expectativa, segundo a presidência da sociedade, é de que cerca de 10 mil pessoas compareçam ao campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) diariamente.
Durante o evento, está prevista a realização de 57 conferências e 52 debates sobre temas em todas as áreas do conhecimento, além de minicursos, sessões de pôsteres, simpósios, assembleias, encontros e sessões especiais. Além da programação científica, a reunião conta com eventos paralelos nas chamadas SBPC Jovem, SBPC Indígena, SBPC Cultural e SBPC Inovação, sujas atividades serão organizadas pela UFSCar.
A programação da 67ª reunião anual pode ser conferida no site da SBPC. As inscrições podem ser realizadas pela página até o dia 6 de julho. As novidades sobre os demais eventos podem ser conferidas no site lançado pela Comissão Executiva Local e pela página do evento no Facebook.
“Muitos temas serão discutidos colocou no ‘Luz, Ciência e Ação’, ação por causa da inovação, porque São Carlos é um centro de inovação. A SBPC representa várias reuniões simultâneas, porque agrupa. todas as áreas do conhecimento e, mais ainda, uma SBPC voltada para os estudantes de pós graduação, para os cientistas. Existe também uma SBPC dedicada aos jovens e crianças, que é a SBPC Jovem e Mirim, tem uma SPBC que é aberta para toda a população, mostrando a ciência brasileira. Há também a SBPC Indígena, que não poderia deixar de existir em uma universidade como a UFSCar”, disse a presidente da SBPC, Helena Nader.
Além disso, Helena explica que espera um grande público. “Tudo acontecerá na Universidade Federal de São Carlos na área norte, o espaço está fantástico. Teremos tenda para a Expotec de 6 mil metros quadrados para a discussões de ciências. Nós teremos toda a infraestrutura da universidade. Ela é aberta e você não precisa pagar. É aberta a todos. A cidade de São Carlos, e todos os arredores, têm que se apoderar deste evento”, completou.