Nesta terça-feira, o ex-ministro da Ciência e Tecnologia Sergio Rezende recebe título de Doutor Honoris Causa na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A solenidade está marcada para as 16h, no Salão Nobre da Instituição e faz parte da programação em comemoração ao 102º aniversário de fundação dos primeiros cursos da UFRPE.
Solicitada pelo docente José Antônio Aleixo da Silva, a concessão do título foi aprovada com unanimidade pelos Conselhos Superiores, levando em conta as grandes contribuições do professor Sergio Rezende para a ciência e tecnologia em Pernambuco e no Brasil.O título é atribuído a personalidades que tenham se distinguido pela sabedoria ou pela atuação frente a artes, ciências, filosofia, letras ou das relações com a sociedade.
Perfil – O carioca Sergio Machado Rezende graduou-se como Engenheiro Eletrônico na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1963) e titulou-se mestre e doutor em Cambridge, nos Estados Unidos, ambos em Electrical Engineering-Materials Science, no Massachusetts Institute of Technology. Foi professor associado na PUC-RJ na Unicamp e, desde 1972, é professor titular no Departamento de Física da UFPE.
Foi chefe do Departamento de Física e diretor do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da UFPE, diretor científico da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco, secretário do Patrimônio, Ciência e Cultura da Prefeitura de Olinda e presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Em julho de 2005, assumiu o cargo de ministro da Ciência e Tecnologia, cargo que exerceu até 31 de dezembro de 2010.
É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciência dos Países em Desenvolvimento, da Sociedade Brasileira de Física, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, da American Physical Society, e do Institute for Electrical and Electronic Engineers.
Entre outras personalidades, nos útimos anos, a UFRPE concedeu a honraria máxima institucional a nomes como e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-governador Eduardo Campos, o escritor Ariano Suassuna e o compositor Luiz Gonzaga (in memoriam).