Exposição fotográfica celebra os 24 anos da Resex Chico Mendes

A Reserva Extrativista (RESEX) Chico Mendes festeja 24 anos de criação no próximo dia 12 de março. Como parte das comemorações, o ICMBio e a Biblioteca da Floresta, no Acre, promoverão uma exposição fotográfica que mostrará o cotidiano da população local e as belezas naturais da segunda maior unidade de conservação (UC) brasileira em extensão. As imagens inéditas que farão parte da exposição, foram capturadas durante uma expedição realizada pelo ICMBio e pelo World Wide Fund for Nature (WWF-Brasil), em setembro de 2013.
Imagens foram capturadas durante uma expedição realizada pelo ICMBio e pelo World Wide Fund for Nature (WWF-Brasil)
A Reserva Extrativista (RESEX) Chico Mendes festeja 24 anos de criação no próximo dia 12 de março. Como parte das comemorações, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Biblioteca da Floresta, no Acre, promoverão uma exposição fotográfica que mostrará o cotidiano da população local e as belezas naturais da segunda maior unidade de conservação (UC) brasileira em extensão. As imagens inéditas que farão parte da exposição, foram capturadas durante uma expedição realizada pelo ICMBio e pelo World Wide Fund for Nature (WWF-Brasil), em setembro de 2013.
Foram selecionadas 20 fotos que visam mostrar a riqueza da biodiversidade existente na UC e o dia-a-dia de seus moradores, assim como sensibilizar o grande público para a importância da manutenção de uma área como esta. A exposição será inaugurada em maio, na Biblioteca da Floresta e na Resex Chico Mendes, onde percorrerá os sete municípios do entorno da UC, que tem quase um milhão de hectares e 1,8 mil famílias.
De acordo com Íria de Oliveira, analista ambiental do ICMBio, “a exposição itinerante é uma comemoração que será estendida até os 25 anos da Resex. A atividade é muito importante para que o público em geral, principalmente crianças e adolescentes, possam compreender a importância da reserva extrativista e aprendam a cuidar e respeitá-la”.
Para Ricardo Mello, coordenador adjunto do Programa Amazônia do WWF-Brasil, a exposição é uma oportunidade para “divulgar como as parcerias ente moradores e instituições têm feito das áreas protegidas do Acre um exemplo de desenvolvimento sustentável para o resto do país, como é também o caso da Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema, em Sena Madureira (AC) que, de acordo com o último relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), foi considerada uma das dez UC brasileiras com alto grau de implementação”.
Dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes, o WWF-Brasil trabalha em conjunto com o ICMBio e outros parceiros no apoio ao manejo florestal comunitário, além de dar suporte à elaboração dos planos de manejo e à criação e capacitação do conselho gestor da unidade, além de propor ferramentas, políticas e análises que promovam a melhoria do planejamento e gestão do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).
A exposição fotográfica também será uma das atrações da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá em julho na Universidade Federal do Acre.