Espetáculo de estreia será para trabalhadores, servidores e acadêmicos. Projeto custou R$ 8 milhões e deve oferecer diversas oficinas e cursos.
O teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá, deve ser reinaugurado na próxima segunda-feira (8), após passar por mais de dois anos em reforma. “Ficamos cerca de dois anos e quatro meses em obra. Tudo é novo, com exceção das paredes e da estrutura de concreto”, comentou o pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência, além de maestro da Orquestra da UFMT, Fabrício Carvalho. Foram investidos no projeto cerca de R$ 8 milhões.
O pró-reitor destaca que com a reforma, o teatro universitário ganhou rampas de acesso, sinalizadores nos corredores, banheiros adaptados para cadeirantes, poltronas para obesos e quatro elevadores para portadores de necessidades especiais, sendo dois para o público e dois para os atores. “O teatro é um teatro cidadão, atende toda a legislação a respeito da acessibilidade. […] E a modernização da parte técnica, o projeto cenotécnico do teatro foi todo pensado por uma das maiores empresas do país. Temos hoje o que há de mais moderno em termos de tecnologia cênica”, frisou.
O madeiramento do palco foi refeito com material apropriado e tratado com fins acústicos, mantendo o projeto original do arquiteto Igor Sresnewsky. Além disso, o piso do subsolo do teatro foi revitalizado. O número de assentos aumentou de 506 para 516. Foi criado também um espaço para receber pequenas exposições e lançamentos de livros.
A reinauguração coincide com o aniversário de 44 anos da instituição e para comemorar a data, a Universidade convidou a Orquestra Sinfônica e o corpo de baile da companhia de dança Ópera Ballet para o espetáculo de estreia do novo palco. No dia 8, as portas do teatro serão abertas aos funcionários que trabalharam na reforma do espaço, assim como aos servidores da instituição e aos acadêmicos. Nesse dia, a entrada será gratuita.
Além dos espetáculos, o novo teatro será palco para fortalecimento da cultura regional, conforme explicou Carvalho. “Vamos trazer seminários, organizar encontros culturais, para justamente discutir qual é o papel da cultura e como tecnicamente a gente pode acrescer à formação dos nossos artistas com cursos de iluminação, direção, fotografia, ou mesmo para o ator, dança, circo. Vamos trabalhar no sentido de usar o teatro plenamente”, afirmou o pró-reitor.
História
O Teatro Universitário foi inaugurado no dia 22 de janeiro de 1982 pelo então ministro da Educação, Rubem Carlos Ludwig, em uma reunião do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, realizada em Cuiabá. A peça inaugural foi “Macunaíma”, de Antunes Filho, e teve como convidada especial a atriz Tônia Carrero. Na época, foi considerado um marco no desenvolvimento das artes cênicas contemporâneas em Mato Grosso. Desde então, o prédio não passou por reformas significativas.
A primeira peça local apresentada no teatro foi “O Saloyo Cidadão”. Depois o teatro universitário foi palco de grande eventos que marcaram época, como reuniões da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, peças teatrais com artistas nacionais e internacionais, congressos e posses de reitores. Além do Projeto Pixinguinha, que levou músicos de todo o Brasil para Cuiabá.