Pesquisadores ou tecnologistas brasileiros ou naturalizados podem se inscrever até o dia 12 de maio
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) deu início ao processo para seleção do novo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). Os candidatos interessados poderão enviar suas cartas de inscrição até o dia 12 de maio.
A seleção será realizada por um Comitê de Especialistas, nomeado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Célio Campolina Diniz. O comitê irá identificar, na comunidade científica, tecnológica e empresarial, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas a instituição. O processo dará origem a uma lista tríplice a ser encaminhada ao ministro do MCTI. “Esse sistema vem sendo praticado pelo Ministério há vários anos para escolha dos diretores de todas as unidades de pesquisa, com amplo sucesso”, informou o Ministério em nota.
Requisitos
Poderão se inscrever ao cargo quaisquer pesquisadores ou tecnologistas brasileiros ou naturalizados que atendam aos requisitos básicos, como competência profissional reconhecida, visibilidade junto à comunidade científica e tecnológica, experiência administrativa e capacidade de promover a agregação entre os servidores do Inpa, visão de futuro para a instituição e empenho no desenvolvimento integrado científico e tecnológico do País.
Também é esperado do candidato capacidade de tratar problemas políticos relacionados com a unidade, experiência em cooperação nacional e internacional, motivação para enfrentar novos desafios e compromisso com a execução do Plano Diretor do Inpa 2011-2015.
Comitê de Busca
De acordo com a Portaria nº 375 que instituiu o Comitê de Busca para auxiliar o Ministro na escolha do novo diretor do Instituto, o Comitê para o Inpa será formado por cinco membros: Professora Dra. Helena Bonciani Nader, Presidente da SBPC. Os demais membros são os professores doutores Aldo Malavasi, Presidente da Biofábrica Moscamed Brasil (BMB); Jacob Palis Junior, Presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC); Jorge Almeida Guimarães, Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Thomaz Nogueira, Presidente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Inscrições
As cartas de inscrição devem ser enviadas pelo correio e por via eletrônica para a professora Dra. Helena Bonciani Nader, no endereço: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), sede localizada na Rua Maria Antonia, 294, 4º andar, Vila Buarque, São Paulo (SP), CEP 01222-010, e para o e-mail presidencia@sbpcnet.org.br, acompanhadas de curriculum vitae do candidato e de um texto de até cinco páginas, descrevendo seu projeto de gestão e sua visão de futuro para o Inpa.
O processo seletivo inclui, além do exame de curriculum vitae, uma apresentação pública do Plano de Gestão e Visão de Futuro para o Inpa e uma entrevista oral dos candidatos, em local, data e hora a serem previamente anunciados pelo Comitê.
Inpa
Criado em 1952 e implementado em 1954 – o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) – ao longo dos anos, vem realizando estudos científicos do meio físico e das condições de vida da região amazônica para promover o bem-estar humano e o desenvolvimento sócio-econômico regional. Atualmente, o Inpa é referência mundial em Biologia Tropical.
Sua missão é gerar e disseminar conhecimentos e tecnologia, e capacitar recursos humanos para o desenvolvimento da Amazônia.