O ex-ministro da Ciência e Tecnologia e diretor-geral do Parque Tecnológico São José dos Campos, Marco Antônio Raupp, permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José. Segundo o boletim médico divulgado pelo hospital, o estado de saúde de Raupp é estável, apresentando evolução favorável, com melhora na respiração e no nível de consciência.
De acordo com o boletim, o ex-ministro continua entubado, mas com o pulso e a pressão sanguíneas normalizados, e já se cogita a retirada da respiração artificial.
Raupp está internado desde o último dia 10, após acidente na rodovia BR-354, perto da cidade mineira de Caxambu. Ele foi encaminhado para o Hospital Cônego Monte Raso, em Baependi, no sul de Minas Gerais, e transferido depois para o Hospital São José, na capital paulista.
O acidente ocorreu por volta de 15h30. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o carro onde Raupp estava, um jipe Suzuki Jimny, colidiu com um Palio com placa de São Paulo, cujo condutor teria perdido o controle da direção. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas. O motorista que levava Raupp não se feriu. No outro veículo, estavam duas pessoas e uma delas sofreu escoriações.
Raupp tem 78 anos e foi ministro entre 2012 e 2014. Além de ter comandado o ministério, Raupp é também ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Agência Espacial Brasileira (AEB). Formado em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é doutor em matemática pela Universidade de Chicago e é livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP).