200 anos da Ciência brasileira

SBPC convidou sociedades científicas afiliadas para falarem sobre as contribuições das diferentes áreas para o País em ano de celebração do Bicentenário da Independência. Associação Brasileira de Etnomusicologia é a primeira da série de vídeos que serão divulgados nos próximos dias

abet2

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) convidou sociedades científicas afiliadas para falarem sobre as contribuições das diferentes áreas para o País em ano de celebração do Bicentenário da Independência na série de vídeos “200 anos da Ciência brasileira”.

A série, que será divulgada nos próximos dias, fez parte da 74ª Reunião Anual da SBPC, realizada em julho, na Universidade de Brasília (UnB).

O primeiro vídeo é apresentado pelo presidente da Associação Brasileira de Etnomusicologia (Abet) Pedro Fernando Acosta da Rosa. Ele lembra os grandes cientistas que presidiram a entidade e ressalta o papel de cada um deles para promover os objetivos Abet.

Criada durante o 36º Congresso do International Council for Traditional Music (ICTM), no Rio de Janeiro, em julho de 2001, e a entidade atua na promoção da etnomusicologia, no estímulo à pesquisa, no encorajamento à organização e na preservação de documentos etnomusicológicos. Entre suas principais ações, estão o intercâmbio com associações congêneres no Brasil e no exterior e a organização de uma reunião bianual para divulgação de trabalhos e pesquisas na área.

Pesquisadores/as, professores/as universitários/as, estudantes de pós-graduação e graduação constituem as principais categorias de participantes dos encontros da Abet.

Veja o vídeo no canal da SBPC no Youtube para conhecer mais sobre a Abet.

Jornal da Ciência