Tags: -

SBPC lança nesta terça-feira livro sobre Biodiversidade

A SBPC lança amanhã, dia 22 de outubro, o livro “Biodiversidade e conhecimentos tradicionais associados: Implementação da legislação de acesso e repartição de benefícios no Brasil”. A obra contém textos de representantes da academia, de órgãos federais, de empresas, pesquisadores, representantes de comunidades tradicionais e indígenas e organizações não governamentais.

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lança amanhã, dia 22 de outubro, o livro “Biodiversidade e conhecimentos tradicionais associados: Implementação da legislação de acesso e repartição de benefícios no Brasil”. A solenidade será realizada no auditório do edifício sede da Secretaria de Biodiversidade e Florestas, do Departamento do Patrimônio Genético, do Ministério do Meio Ambiente, às 18h30 (na SEPN 505, Bloco B, Edifício Marie Prendi Cruz).

O livro, que foi organizado por Simone Nunes Ferreira e Maria José Amstalden Moraes Sampaio, contém textos de representantes da academia, de órgãos federais, de empresas, pesquisadores, representantes de comunidades tradicionais e indígenas e organizações não governamentais, que discutem o acesso ao patrimônio genético brasileiro.

Na apresentação da obra, a presidente da SBPC, Helena Nader, aborda a sua importância ao lembrar que se estima que mais de 90% da diversidade biológica do Brasil e do planeta sejam desconhecidas. “O desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica em biodiversidade e conhecimentos tradicionais associados pode contribuir para ampliar este conhecimento, e permitir a conservação e a utilização sustentável de seus componentes – por meio da produção de fármacos, cosméticos, alimentos, novos materiais – além de manter os serviços proporcionados pelos ecossistemas”, escreveu.

Para a ex-secretária geral da SBPC e uma das autoras do livro, Rute Maria Gonçalves de Andrade, a obra é de extrema relevância já que reúne textos de autores que contribuíram com distintos pontos de vista sobre os efeitos da MP 2186-16, em diversos setores que trabalham com a Biodiversidade Nacional. “As contribuições contidas nesta obra nos trazem uma perspectiva histórica dos efeitos desta MP e dos avanços conseguidos”, disse. “Será importante material de consulta, inclusive para a nova lei que se pretende chegue em breve.”

Em sua apresentação do livro, a presidente da SBPC diz ainda que tem imensa satisfação em apoiar esta publicação que resgata a trajetória da regulamentação de acesso no Brasil, que avalia, por meio de diferentes olhares, a sua implementação, e ainda traz reflexões sobre as necessidades e demandas para um futuro sustentável.

Outro ponto que merece destaque, de acordo com Rute, é que a SBPC se empenhou em deixá-la disponível ao público em formato impresso e eletrônico (ePub e PDF), possibilitando assim o acesso por um número maior de pessoas.