Tags:

Inpa apresentará pesquisas e projetos durante a semana na SBPC

Durante a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a Amazônia também estará inserida no âmbito das discussões, por meio de entidades como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), que vai explanar sobre os estudos, pesquisas e projetos realizados com referência no Bioma Amazônico. Palestras, conferências, reuniões e exposições são algumas das atividades contidas na agenda de ações que serão desenvolvidas pelo Inpa durante o evento.

Formação de recursos humanos especializados; Ecossistemas de áreas inundáveis brasileiras: variabilidade e perspectivas de uso sustentável; Iniciação Científica; Maranhão: um encontro de biomas; Belo Monte: impactos sócio-ambientais e Movimento Xingu vivo para sempre, serão os principais temas trabalhos pelos pesquisadores do Inpa durante toda a semana.

Na ExpoT&C, uma das mais relevantes mostras de ciência, tecnologia e inovação do país, que foi preparada em uma área de 6 mil metros quadrados no Campus da UFMA, em pavilhões climatizados, com a participação de importantes Institutos, centros de ensino, ciência e cultura. A ExpoT&C funcionará até o dia 27, das 10h às 19h.

Representações da biodiversidade, pesquisas e também curiosidades sobre a Amazônia serão expostas no estande do Inpa, no pavilhão I, local onde estarão inseridos os Institutos e Centros de Pesquisas ligados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Durante a EXPO T&C/SBPC o Inpa realizará ainda, algumas palestras sobre os estudos e projetos desenvolvidos na Amazônia, cujas apresentações abordarão temáticas como a identificação anatômica de madeiras tropicais; o Bosque da Ciência como instrumento de popularização da ciência; o Cubiu, uma nova fruteira da Amazônia com potencial agrícola; além do lançamento de nove publicações do Inpa, com sorteio de exemplares e também degustação de produtos amazônicos, que acontecem de 24 a 27 de julho, no período vespertino.

Exposição

Pensando nos avanços significativos que o Inpa tem conquistado nas questões ligadas ao ambiente de empreendedorismo e tecnologias sociais, estarão expostos do estande do Instituto, alguns dos seus produtos e processos protegidos, com informações sobre as tecnologias contidas nas patentes, geradas a partir do conhecimento produzido pelos pesquisadores que, em alguns casos, utilizam os saberes tradicionais como ponto inicial para a realização de seus estudos.

Economia verde será o foco da temática institucional apresentada na exposição. Produção e tecnologias de alimentos, aproveitamento de madeiras e resíduos florestais, filtragem e desinfecção de água utilizando energia solar e produtos regionais serão alguns dos assuntos que o visitante poderá conhecer um pouco mais.

Geléias, sucos, bombons e licores de frutas de camu-camu, araçá e cubiu, além de sopa de piranha desidratada, palmito de pupunha e açaí e salsicha de peixe, serão servidos para que o público presente no evento possa conhecer, mesmo que de forma incipiente, os sabores e potencial nutritivo das iguarias amazônicas.