Tags:

Marcelo Morales é o novo diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq

Em seu discurso de apresentação, o presidente do CNPq, destacou ser um privilégio receber um pesquisador, cientista e professor com intensa atividade de pesquisa no Brasil e que contribui de forma significativa para a ciência brasileira. "É um prazer para o CNPq receber o Marcelo na direção desta casa. E tenho certeza, quando falo, não apenas como presidente do CNPq, mas como membro da comunidade cientifica brasileira, que temos muito a agradecer pelo seu pronto atendimento ao aceitar este cargo". "Gostaria de fazer, ainda, um agradecimento especial a Raquel Coelho pela condução da Diretoria, interinamente, durante nove meses, demonstrando muita dedicação ao CNPq e à ciência brasileira", completou o Presidente.
O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Marcelo Marcos Morales, tomou posse, nesta quarta-feira (23/04), no cargo de diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde (DABS), em cerimônia realizada na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Em seu discurso de apresentação, o presidente do CNPq, destacou ser um privilégio receber um pesquisador, cientista e professor com intensa atividade de pesquisa no Brasil e que contribui de forma significativa para a ciência brasileira. “É um prazer para o CNPq receber o Marcelo na direção desta casa. E tenho certeza, quando falo, não apenas como presidente do CNPq, mas como membro da comunidade cientifica brasileira, que temos muito a agradecer pelo seu pronto atendimento ao aceitar este cargo”.
“Gostaria de fazer, ainda, um agradecimento especial a Raquel Coelho pela condução da Diretoria, interinamente, durante nove meses, demonstrando muita dedicação ao CNPq e à ciência brasileira”, completou o Presidente.
Após assinar o termo de posse, Morales agradeceu o convite e se disse honrado em fazer parte do grupo de dirigentes do CNPq. ““Eu estou aqui para trabalhar e representar a comunidade cientifica junto ao CNPq. Sou um cientista da área biológica e médico, faço pesquisa com células tronco. Sei de todos os problemas que o país está passando neste momento em relação ao financiamento de ciência e tecnologia e pretendo trabalhar para que a comunidade cientifica nacional conquiste seus anseios”, destacou Marcelo.
Currículo – Marcelo Marcos Morales possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). É atual Secretário Geral e Ex-Presidente da Federação Latino Americana de Sociedades de Biofísica (LAFeBS), Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf) e seu atual Secretário Geral, Ex-Coordenador do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), Ex-Presidente da Comissão de Ética com Animais da UFRJ, Membro do Conselho da União Internacional de Biofísica (IUPAB), Coordenador do Programa de Pós-Graduação Latino Americano de Biofísica (POSLATAM – ligado a IUPAB), Secretário da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FESBE), Secretário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro tem sua linha de pesquisa centrada na área de Biofísica, com ênfase em Biofísica Celular e Biologia Molecular.