No Ano Internacional da Luz, o tema Luz, ciência e ação vai nortear a programação da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 12 a 18 de julho na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
A programação preliminar do evento, divulgada nesta semana, inclui discussões sobre o centenário da teoria da relatividade geral, risco e desenvolvimento de instalações nucleares no cenário atual do Brasil, e a contribuição do trabalho dos físicos médicos na medicina.
Até o momento, estão confirmadas a participação de três professores da UFMG. Carlos Roberto Jamil, emérito da Faculdade de Educação (FaE), vai coordenar mesa-redonda com o tema Que ensino médio queremos?.
Maria das Graças Lins Brandão, da Faculdade de Farmácia e do Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB), participará de mesa-redonda que abordará instrumentos de divulgação dos estudos científicos com plantas medicinais no Brasil.
Yurij Castelfranchi, do Departamento de Sociologia, vai participar do simpósio A ciência na visão de cientistas, jornalistas e cidadãos.
A Reunião
O evento tem o objetivo de levar aos participantes um amplo panorama do que se faz no campo da ciência no Brasil e popularizar e valorizar a produção científica nas diversas áreas do conhecimento. A Reunião também funciona como espaço de debates de políticas públicas na área de Ciência e Tecnologia.
Pelo segundo ano consecutivo, a programação do evento inclui a SBPC Indígena, que terá debates acerca do universo indígena.
As inscrições podem ser feitas até 6 de julho. Mais informações podem ser obtidas no site do evento.
(Agência de Notícias UFMG) – https://www.ufmg.br/online/arquivos/038607.shtml