A Comissão Organizadora da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI) anunciou as novas datas do evento, que acontecerá nos dias 30, 31 de julho e 1º de agosto, no Espaço Brasil 21, em Brasília (DF). A 5ª CNCTI estava prevista para ocorrer em junho, mas foi adiada por conta da situação de emergência climática no Rio Grande do Sul.
Vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e integrante da comissão organizadora da 5ª CNCTI, Francilene Garcia explicou que o novo calendário veio para auxiliar os cientistas que ainda estão lidando com o dia a dia de fortes chuvas: “Considerando o nível da tragédia no Estado e a proximidade da data do evento, muitos pesquisadores locais não conseguiriam comparecer”.
A programação preparatória para a 5ª CNCTI contou com mais de 200 conferências, realizadas entre dezembro e maio, o que totalizou mais de 3 mil horas de eventos. O desafio da Comissão Organizadora foi compilar os principais tópicos debatidos em um e-book, de modo a nortear os temas que serão trazidos no evento nacional.
Por conta do novo calendário, a publicação que trará esses tópicos será divulgada dias antes, na 76ª Reunião Anual da SBPC, que acontecerá entre 7 e 13 de julho, na Universidade Federal do Pará, em Belém.
“O lançamento do e-book da 5ª CNCTI na Reunião Anual da SBPC irá contribuir para repercutir e aprofundar o debate sobre temas estratégicos, presentes no programa da Conferência Nacional”, conclui.
SBPC integra a programação da 5ª CNCTI
Além do lançamento do e-book na 76ª Reunião Anual da SBPC, a entidade e seus representantes também irão compor diretamente parte da programação da 5ª CNCTI.
No dia 30/07 (terça-feira), representando a secretaria regional da SBPC no Distrito Federal, o professor Luciano Rezende Moreira será o relator da atividade “Avanços da Ciência na Agricultura”, às 14h; já a professora Lígia Bahia coordenará a mesa-redonda “Como integrar um Brasil de oportunidades e desafios”, a partir das 16h15.
Já no dia 31/07 (quarta-feira), a presidente de honra da entidade e também presidente da ABC (Academia Brasileira de Ciências), Helena Nader, coordenará o debate “Oportunidades e Desafios para o Desenvolvimento Nacional Sustentável e Inclusivo”, às 9h. Nader também participará da mesa-redonda “O futuro do FNDCT e a Mudança de Escala no Financiamento de CT&I”, às 14h.
A partir das 16h, mais duas atividades com representantes da SBPC. A diretora Laila Espíndola será relatora da mesa “Transição Ecológica, Biodiversidade e Bioeconomia” e a professora Mirlene Simões estará no debate “Mulheres na Ciência, Tecnologia e Inovação”.
Encerrando a programação do dia, a vice-presidente da entidade, Francilene Garcia, estará na plenária “Nova Indústria Brasil: Missões para CTI nas Empresas”, às 18h15.
No último dia de programação, 1º de agosto (quinta-feira), a diretora Marilene Correa será relatora da atividade “Tecnologias sociais e economia solidária” e a secretária-geral, Claudia Linhares, será relatora da mesa “Combate à desinformação e à anticiência”, ambos a partir das 14h.
Encerrando as participações, o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, será coordenador da atividade “A contribuição das Ciências Humanas e das Humanidades para o desenvolvimento do Brasil” e o presidente de honra, Ildeu Moreira, será coordenador do debate “Popularização da C&T” – os eventos acontecerão às 16h15.
Para saber mais informações da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e conferir a programação completa, basta acessar o site oficial do evento: https://5cncti.org.br/.
Rafael Revadam – Jornal da Ciência