Tags:

Presidente da SBPC cobra mais investimentos para ciência em cerimônia em Curitiba

Com um discurso contundente, a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, cobrou mais investimentos públicos para fomentar o desenvolvimento científico nacional, durante a abertura do Evento Anual dos Doutorandos na última terça-feira (27), na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Reiterado suas preocupações com o contingenciamento de investimento para a área científica, ela defendeu a ideia de que uma parte significativa dos royalties do petróleo a ser extraído da camada pré-sal deve destinar-se ao fomento da ciência, tecnologia e inovação. Nesse caso, ela criticou o veto presidencial parcial à lei dos royalties do pré-sal, considerando que a atual proposta não prevê destinação de recursos para pesquisa. Ainda assim, ao discorrer sobre a posição brasileira na área científica frente ao mundo, Helena reconheceu os avanços do Brasil desde a educação básica ao ensino superior, na pós-graduação e em investimentos em pesquisas nos últimos anos.

Mercado de trabalho – Na ocasião, Helena expressou preocupação sobre a baixa absorção de doutores recém-formados pela indústria nacional. Em uma tentativa de sanar dúvidas dos alunos pós-graduados em Biologia Celular e Molecular da UFPR sobre o atual mercado de trabalho, a cientista disse que os jovens pesquisadores não devem ficar apenas na dependência da área acadêmica.

O evento de Curitiba é um espaço no qual os doutorandos apresentam suas pesquisas e experimentos realizados a cada ano à comunidade científica. Os trabalhos científicos são avaliados por dois docentes pesquisadores de diferentes departamentos e instituições de ensino superior. Tradicionalmente, são convidados pesquisadores de renome para fazer a abertura do evento.

Helena finalizou sua palestra com uma homenagem à professora Glaci Zancan, professora da Universidade Federal do Paraná, falecida em 2007. Glaci foi vice-presidente da SBPC por dois mandatos e presidente da mesma instituição por mais dois.

A presidente da SBPC é professora titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), membro-titular da Academia de Ciências de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Classe Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico; e professora Honoris Causa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Na Unifesp, ela foi responsável por várias funções administrativas, dentre elas a Pró-reitoria de Graduação e de Pós-Graduação e Pesquisa da universidade. Foi coordenadora do Centro Acadêmico de Biomedicina da Facear (CABF) do CNPq e adjunta do comitê de Biológicas II da Capes.