70ª Reunião Anual da SBPC começa neste domingo

Participe da sessão de abertura amanhã, 22 de julho, às 18h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. A sessão é aberta a todos. Também é possível acompanhar ao vivo a sessão no canal do YouTube ou na página do Facebook da SBPC

A SBPC convida todos para a cerimônia de abertura da 70ª edição da sua Reunião Anual, que será realizada neste domingo (22), às 18h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, na rua Celso Piatti, s/n, Jaraguá, Maceió (AL). O evento é aberto a todos e a entrada é gratuita.

E a partir de segunda-feira, 23, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) se torna o palco do maior evento científico da América Latina. Com o tema “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”, esta edição da Reunião Anual da SBPC será ainda mais especial porque SBPC comemora os 70 anos de sua fundação. Na programação, várias atividades relembrarão a trajetória e a destacada atuação da entidade na construção do sistema de educação, ciência, tecnologia e inovação brasileiro. Vale lembrar que a história da SBPC, além de ser marcada por muitas lutas em defesa da CT&I, da educação, da democracia, é marcada também pela realização ininterrupta das Reuniões Anuais, que desde 1949 destacam-se como um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um espaço privilegiado para debates sobre políticas públicas para a ciência, tecnologia e educação.

Entre as celebrações, a SBPC realizará no dia 23 de julho, às 13h, uma sessão especial sobre seu septuagésimo aniversário, que será seguida dos lançamentos dos livros “Embates em torno do Estado Laico” e “José Reis: Reflexões sobre a divulgação científica”.  Também será trazida para a Ufal a “Mostra SBPC 70 anos: Ciência Educação Hoje Ontem Amanhã”, que será montada na ExpoT&C. A exposição traz uma linha do tempo com os momentos mais emblemáticos da história da SBPC.

O evento, que vai até o dia 28 de julho, é realizado pela primeira vez no estado de Alagoas e contará com mais de 250 atividades, com a participação de pesquisadores renomados e gestores do sistema estadual e nacional de CT&I. As atividades confirmadas na programação científica da SBPC Inovação, SBPC Afro e Indígena e SBPC Cultural estão distribuídas em 85 conferências, 72 mesas-redondas, 41 minicursos, 21 oficinas, 18 sessões especiais, cinco assembleias e 10 encontros.

Pesquisadores renomados de instituições de várias regiões do Brasil participam desta 70ª Reunião Anual. Paulo Artaxo, professor titular do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP e considerado um dos pesquisadores brasileiros mais citados no mundo, o professor Luiz Pinguelli Rosa, ex-presidente da Eletrobrás e um dos maiores especialistas do País em setor elétrico, e Marcelle Soares-Santos, professora na Universidade Brandeis (EUA), pesquisadora no Fermi National Accelerator Laboratory e única brasileira entre os 16 líderes de grupos de pesquisa que anunciaram em 2017 a observação das ondas gravitacionais, são alguns dos cientistas que estarão presentes às discussões da programação.

Programação científica

Entre os temas que serão debatidos nas conferências, estão “O Nobel de Física de 2017: ondas gravitacionais e colisões de buracos negros e de estrelas de nêutrons”, “Arboviroses no Brasil”, “Escola sem partido e com religião?”, “Literatura e ciência”, “A química dos inseticidas verdes: riscos, desafios e oportunidades”, “O tempo profundo na história do planeta terra e a dança dos continentes”, entre outros.

Nas mesas-redondas, serão debatidos tópicos como os “Desafios para a consolidação do modelo das organizações sociais”, “Desafios do pré-sal, “O financiamento da ciência brasileira e as agências de fomento”, “O desenvolvimento sustentável e seus objetivos”, “O impacto da digitalização na pesquisa e no ensino superior” e “A esquistossomose e a transposição do Rio São Francisco”.

Sessão de pôsteres

A  sessão de pôsteres da 70ª RA da SBPC deste ano contará com 750 trabalhos, que serão apresentados entre os 23 a 26 de julho, na Ufal. Do total, 449 trabalhos são relativos a pesquisas científicas, experiências e práticas de ensino-aprendizagem, submetidos por estudantes de graduação ou pós-graduação, professores de ensino superior, pesquisadores, profissionais, estudantes e professores de ensino básico e profissionalizante.  Outros 285 trabalhos programados foram encaminhados por 36 instituições para a Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC).

Também participarão de forma especial seis vencedores da 15º edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, realizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e 10 vencedores do Prêmio da 3ª Feira de Conhecimentos da Rede Municipal de Ensino do Recife, realizado pela Secretaria Municipal de Educação do Recife (PE).

Essa sessão abre espaço para investigações já concluídas por professores, pesquisadores e estudantes de ensino médio regular ou profissionalizante, de graduação e pós-graduação, das áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes.

Os trabalhos apresentados serão publicados em livro eletrônico, no site da SBPC, a partir de novembro deste ano.

SBPC Jovem

O objetivo da SBPC Jovem, que acontece paralelamente à programação científica da RA desde 1993, é promover o contato de estudantes dos ensinos Fundamental e Médio com o conhecimento científico, pesquisadores e experimentos, buscando assim despertar o interesse pela Ciência. A atividade é aberta ao público e acontece das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, no campus A. C. Simões da Ufal.

A SBPC Jovem tem em sua programação atividades lúdicas e interativas que visam integrar escolas, ONGs e institutos para estímulo e desenvolvimento de pesquisas nos ambientes educacionais. Dentro desse espaço, a atividade contará com a Mostra Interativa Universitária, com atividades inovadoras, interativas com o objetivo de aproximar crianças, jovens e adultos visitantes ao ambiente científico da Universidade. A exposição será feita por graduandos das Instituições de Ensino Superior (IEs), frutos de projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Entre os destaques da atividade está o espaço Desvendando a Natureza que incorpora uma mostra sobre Jacaré e as oficinas recreativas, “Fotografia e divulgação científica usando celulares e redes sociais”, “Materiais recicláveis”, “Vulcões”, além de apresentações de shows de física, Astronomia, Química e Biologia.

Dia da Família na Ciência

Com a intenção de atrair as famílias e toda a comunidade para a Universidade e participar do evento, a 70ª RA se encerra no sábado, 28 de julho, com o “Dia da Família na Ciência”. As atividades, que ocorrerão na SBPC Jovem e ExpoT&C, têm por objetivo mostrar como a Ciência está presente no cotidiano das pessoas.

SBPC Afro e Indígena

A SBPC Afro e Indígena traz para a programação da 70ª RA da SBPC o enfoque nas discussões relacionadas aos povos negro e indígena. Mesas-redondas, conferências e oficinas são algumas das atividades oferecidas na programação, que também incluirá mostra de curtas-metragens, desfile de moda afro, relançamento de títulos, espaço infantil Erê, Ibeji e Curumim, e comemoração dos 36 anos do Neab-Ufal, com homenagens a ex-diretores.

O evento também conta com sessões especiais sobre questões quilombolas e indígenas, intervenções culturais com artistas negros e indígenas locais e o Etnoturismo na Serra, uma visita guiada à União Palmares. Destaca-se, ainda, o Colóquio Acadêmico de Estudantes Estrangeiros da Ufal, organizado pelo Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e Núcleo de Estudantes Africanos de Alagoas (NEA-AL).

Além das atividades em Maceió, no campus A. C. Simões, as cidades de Arapiraca e Delmiro Gouveia contarão com programação própria. O objetivo é expandir as discussões para todo o Estado.

As atividades serão realizadas nos dias 23 e 24, em Arapiraca e Delmiro Gouveia, e de 23 a 28 de julho, em Maceió.

A Reunião Anual

A primeira Reunião Anual da SBPC aconteceu na sede do Instituto Agronômico de Campinas (IAC, SP) entre os dias 11 e 15 de outubro de 1949. Os encontros, que atualmente chegam a reunir cerca de 15 mil visitantes de todo o País, são realizados prioritariamente em universidades ou institutos de pesquisa públicos.

As reuniões anuais da SBPC têm, concomitantemente, os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.

Inscrição

Quem perdeu o prazo das inscrições online poderá se inscrever presencialmente a partir do dia 22 na secretaria do evento, na Ufal. O material das atividades, no entanto, estará sujeito à disponibilidade.

Mais informações sobre a 70ª Reunião Anual da SBPC: http://ra.sbpcnet.org.br/maceio/

Jornal da Ciência