A programação científica da 72ª Reunião Anual da SBPC da quarta-feira, 4 de novembro, contará com seis debates, dentre os destaques estão o painel “Meios de comunicação e democracia no Brasil” e a “Formação de professores para a era da informação e das tecnologias digitais”, promovidos pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O dia também contará com atividades promovidas Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Sociedade Brasileira Imunologia (SBImunologia), além da cerimônia de entrega do IX Prêmio de Fotografia – Ciência & Arte, edição 2019, promovido desde 2011 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Todas as informações sobre este ciclo da RA estão disponíveis no site do evento e nas redes sociais da SBPC (@SBPCnet). As atividades promovidas pela SBPC serão transmitidas pelo canal da entidade no YouTube.
A quarta-feira começa com a mesa-redonda “Contribuições e desafios da Rede Rio de Inovação em Nanossistemas para a Saúde (Nanosaúde)”, das 9h às 11h. Promovida pela SBFTE, o debate será coordenado por Patrícia R. M. Silva, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e contará com a participação de Patricia Rieken Macedo Rocco, professora titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Helvécio Rocha, tecnologista em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz, onde coordena o Laboratório de Micro e Nanotecnologia (LMN) de Farmanguinhos, a Plataforma de Micro e Nanotecnologia e a Fio-Nano (Iniciativa em Nanotecnologia da Fiocruz).
No mesmo horário, das 9h às 11h, a Anped realiza o debate “Docência e formação: retrocesso legais, avanços e conservadores”, que será coordenado por Miriam Fábia Alves, professora associada na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Goiás (UFG). A atividade contará com a participação de Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli, professora do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Heleno Araujo, diretor-presidente do Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Márcia Angela da Silva Aguiar, professora titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Das 12h às 14h, a SBPC realiza o painel “Meios de comunicação e democracia no Brasil”, que será coordenado por Elias Machado Gonçalves, coordenador do Laboratório de Pesquisas Aplicadas em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A atividade contará com a participação do jornalista Luís Nassif, do Jornal GGN, Renata Mielli, secretária-geral do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Leonardo Avritzer, professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Talles Lopes, cientista social, produtor cultural e cofundador da rede Fora do Eixo e da Midia Ninja.
À tarde, das 15h às 17h, a SBImunologia ofertará o debate “Imunologia e metabolismo e sua interação na fisiologia sistêmica”, que será coordenado por Pedro Manoel Mendes de Moraes Vieira, professor livre docente de Imunologia no Departamento de Genética, Microbiologia e Imunologia do Instituto de Biologia da Unicamp. A atividade contará com a participação de Gustavo Batista de Menezes, professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais, Kelly Grace Magalhães, professora e pesquisadora da Universidade de Brasília, professora e pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB), e Marcelo Alves da Silva Mori, chefe do Departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual da Unicamp.
Das 16h às 17h, será realizada a cerimônia de entrega do IX Prêmio de Fotografia – Ciência & Arte, edição 2019. A atividade, que contará com a participação do presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, será coordenado por Evaldo Vilela e Maria Zaíra Turchi, presidente e diretora de cooperação institucional do CNPq, respectivamente.
A conferência “Formação de professores para a era da informação e das tecnologias digitais”, proferida por Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, professora associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), fecha a programação científica do dia às 18h. A atividade será apresentada pelo professor adjunto do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Charles Andryê Galvão Madeira.
O dia será encerrado, às 19h30, com a apresentação do grupo rítmico potiguar Folia de Rua que irá exibir os principais ritmos da Cultura Popular Potiguar Afro-Ameríndia e personagens do Auto do Calemba. Embalados pelos ritmos da cultura popular local de origem Afro/Ameríndia (Cocos: Bambelô e Zambê); indígenas (Potiguares e Caboclinhos de Ceará-Mirim) e com os personagens do Boi Calemba (Boi, Burrinha, Jaragua, Birico e Catirina), o grupo propõe um passeio pelo universo cultural das três etnias mais importantes na formação cultural do nordeste do Brasil.
Todas as informações estão disponíveis no site http://ra.sbpcnet.org.br/72RA/.
Jornal da Ciência