76ª Reunião Anual da SBPC em Belém bate recordes e destaca engajamento

Realizado de 7 a 13 de julho em Belém, em parceria com a UFPA, evento teve mais de 27 mil inscritos, público estimado de mais de 50 mil participantes circulando nas atividades científicas e culturais, e ampla cobertura na mídia e redes sociais. Números mostram participação ativa da comunidade científica e o envolvimento da sociedade em atividades presenciais e virtuais
53853058577_12334d2fa4_c
Foto: Oswaldo Forte/UFPA

A 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada de 7 a 13 de julho em Belém, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), superou todas as expectativas. Na cerimônia de encerramento, ocorrida na sexta-feira, 12 de julho, as comissões nacional e local do evento apresentaram números impressionantes que destacam o sucesso do encontro.

A edição deste ano atingiu um número recorde de 27.500 inscritos, dos quais 15.600 se credenciaram na secretaria do evento na UFPA. A Comissão de Organização Local da UFPA estimou um público total entre 50 e 60 mil visitantes na universidade durante os dias do evento, entre participantes credenciados e não-credenciados.

“Esta foi a maior e melhor Reunião Anual que a SBPC já realizou”, comemorou Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, na cerimônia. “É uma Reunião Anual que já entrou para a história pelo número de participantes e inscritos, inesquecível”, acrescentou Cláudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC e coordenadora geral do evento. “Uma escuta que possivelmente nunca tivemos antes”, comentou o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho.

A secretária-geral da SBPC destacou que o desempenho é ainda mais extraordinário por se tratar de inscrições espontâneas, ou seja, o público teve interesse de acessar o site da SBPC e realizar sua inscrição no evento, uma parte pagando uma taxa para receber material do evento ou matricular-se nos minicursos, mas a maior parte gratuitamente, para receber um certificado geral de participação no evento.

Por falar em minicursos, esta Reunião Anual marcou o retorno, após quatro anos, dos cursos presenciais, mas manteve a oferta de cursos online. O resulta não poderia ter sido mais positivo: 5.327 pessoas se inscreveram nos 77 minicursos ofertados – 1.716 nos presenciais, 3.611 nos webminicursos.

Das 163 atividades previstas na programação científica, foram realizadas 158 – apenas cinco conferências foram canceladas. Essas atividades, contaram, no total, com cerca de 12.500 participantes.

Somado a esse público, as atividades virtuais, transmitidas pelos canais da SBPC e da UFPA no YouTube somaram mais de 17 mil visualizações.

Outra atividade com números expressivos foi a Sessão de Pôsteres: foram apresentados 391 trabalhos, sendo 209 pôsteres presenciais e 182 virtuais, como vídeo-pôsteres. Desse número, 102 trabalhos de estudantes foram indicados para a Jornada Nacional de Iniciação Científica, por 16 instituições de todo o Brasil; e 280 foram enviados por estudantes e professores (do Ensino Básico ou Superior) e pesquisadores. Entre os trabalhos, nove foram Laureados do 21º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, edição 2023, realizado pelo CNPq. Receberam menções honrosas quatro trabalhos selecionados pelos revisores, sendo três da UFPA e um da UNEB, nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas e Artes (o resultado com os títulos e autores está no site do evento).

Os 391 vídeos-pôsteres tiveram mais de 2.300 visualizações durante a semana da Reunião Anual e cerca de 1.000 pessoas visitaram a Sessão presencial.

Impacto na Imprensa e Redes Sociais

A Reunião Anual foi destaque na imprensa e nas redes sociais. O evento foi citado em mais de 1800 notícias publicadas em veículos de imprensa e institucionais. As postagens nas redes sociais nos perfis da SBPC alcançaram mais de 100 mil usuários, um crescimento de cerca de 300% com relação às semanas anteriores à RA. Somente o perfil do Instagram recebeu mais de 320 interações de visitantes da Reunião por dia, marcando a página da SBPC em suas publicações. A página ganhou 2800 seguidores entre 7 e 13 de julho, um aumento geral de 6% no número de inscritos. Além disso, também foram publicados conteúdos em parceria com a UFPA, MCTI, CGEE e demais apoiadores do evento.

As redes sociais da SBPC atingiram 67 mil contas, 80% dessa eram não seguidores, um aumento no alcance do perfil de 260%. Na semana da RA, a recém-lançada conta da entidade no LinkedIn teve um alcance 200% maior que na semana anterior.

O portal da UFPA contabilizou mais de 6 mil novos usuários e teve mais de 14 mil acessos na semana da RA.

Crianças, Jovem e ExpoT&C

Novidade desta edição. a tenda “Infâncias Mairi na SBPC” recebeu 1045 crianças de até 5 anos de idade. O espaço é resultado de uma parceria entre a UFPA, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e a Fundação Escola Bosque (Funbosque).

SBPC Jovem teve mais de 70 estandes. O espaço planetário recebeu mais de 5400 visitantes, a brinquedoteca atendeu 360 visitantes, a atividade contou com mais de mil estudantes da Funbosque e 5300 da SEMEC envolvidos. A UFPA estima que 15 mil pessoas passaram diariamente pelos estandes da SBPC Jovem, acumulando um público total de até 60 mil pessoas ao longo da semana.

A ExpoT&C, vitrine das instituições nacionais de ciência, tecnologia e inovação, teve nesta edição 51 estandes e 78 atividades apresentadas em seu auditório. A tenda recebeu mais de 10 mil visitantes ao longo de toda a semana.

A SBPC Cultural

A tenda cultural teve 1423 participantes inscritos e realizou oito mostras expositivas, com 80 expositores, teve ainda 33 exibições, totalizando 75 atividades culturais.

A atividade teve ainda a Exposição “Aqui tá fazendo calor”, na Galeria Theodoro Braga, o Roteiro turístico do Feliz Lusitânia ao Ver-o-Peso, nos dias 7 e 10 de julho. E o Theatro da Paz também integrou a programação, com cinco espetáculos, apresentados a uma média de 500 pessoas por sessão. Além da cerimônia de abertura, no dia 7 de julho, que teve um público de mais e 800 pessoas.

SBPC Afro e Indígena

Segundo a Comissão Local da Reunião Anual, a SBPC Afro e Indígena reuniu um público de 2300 participantes todos os dias nas palestras e oficinas da tenda.  A maloca construída à beira do Rio Guamá teve, em média, 5500 pessoas circulando por dia. Ao todo, foram realizadas 35 atividades entre os dias 8 e 12 de julho.

Um espaço de Cultura Alimentar, onde além de alimento, serviu-se arte, história e troca de conhecimentos, o Paneiro, uma grande tenta com vistas ao Rio Guamá, uniu 40 estandes de comidas étnicas, regionais e típicas a quatro lançamentos de livros e dois curtas metragens, seis intervenções, nove apresentações artístico-culturais, cinco rodas de conversas, quatro cirandas de saberes, sete aulas-shows com chefs, uma oficina, uma reunião e um encontro de sementes crioulas e troca de sementes. Cada estande teve uma venda diária bruta em torno de 2 mil reais. Além da tenda, a RA teve ainda com um espaço para 17 food trucks.

O evento contou também com a Feira da Economia Solidária e da Diversidade, que reuniu 44 empreendimentos de agricultura familiar e movimentos sociais de 16 estados do Brasil e mais de 400 representantes de camponeses, povos indígenas, comunidades quilombolas, faxinalenses, apanhadoras de flores sempre-vivas, quebradeiras de coco babaçu e catadoras de mangaba.

Um destaque desta Reunião Anual foi o apoio da comunidade na realização do evento. Foram mais de 1000 monitores da UFPA, de 39 cidades do interior do Pará e quatro estados diferentes auxiliando em todas as inciativas do encontro, desde informações ao público, comunicação, secretariado, transmissões, em todas as ações.

“A 76ª Reunião Anual da SBPC foi um marco de sucesso e engajamento, demonstrando a força da comunidade científica e o interesse crescente do público em eventos científicos de grande porte”, analisou a coordenadora geral do evento Claudia Linhares Sales.

Daniela Klebis, Jornal da Ciência