76ª Reunião Anual da SBPC já tem mais de 17 mil inscritos

Previsão é que evento atraia mais de 35 mil pessoas ao campus Guamá da Universidade Federal do Pará; programação começa no próximo domingo (07/07) e seguirá até o sábado seguinte (13/07), com entrada gratuita

cartaz-76RA-17.06_-768x1086O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, a secretária-geral da entidade, Cláudia Linhares Sales, e o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Zagury Tourinho, participaram na manhã desta sexta-feira (05/07) de uma coletiva de imprensa para dar mais detalhes sobre a 76ª Reunião Anual da SBPC, que começa na próxima semana.

Maior evento científico da América Latina, a Reunião Anual acontecerá de 7 a 13 de julho em Belém (PA). A cerimônia de abertura será no Theatro da Paz, no domingo (07/07), e nos dias seguintes, o campus Guamá da UFPA receberá mais de 280 atividades científicas, minicursos, além de dezenas de atrações culturais. O evento é gratuito e aberto ao público.

“Nós estamos muito contentes, em nome da SBPC, de realizarmos aqui em Belém a nossa 76ª Reunião Anual. Essa é a terceira vez que a SBPC vem ao estado do Pará, e para nós é muito importante fazer o circuito do Brasil todo ao longo das Reuniões Anuais. É um evento sempre conduzido de modo a diversificar o País, inclusive, com frequência, ocupando cidades do interior”, afirmou o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, no início da coletiva.

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em uma instituição de ensino superior do Brasil. “A migração da ciência pelo País todo é muito importante porque ela faz os cientistas dialogarem entre si e faz, sobretudo, dialogarem com as populações locais nas Reuniões Anuais”, complementou Janine Ribeiro.

Para a sua 76ª edição, o tema escolhido foi “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”, que permeia toda a programação. Essa temática foi escolhida para que os debates a serem realizados na Reunião Anual possam pautar a  30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em 2025, também em Belém.

“O cerne da Reunião Anual é a parte de Ciência. Serão mais de 400 cientistas de todo o País que estarão presentes nas mesas redondas, conferências, falas e discutindo como a Ciência pode melhorar a vida das pessoas e como ela pode estar alinhada com objetivos éticos fundamentais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”, ressaltou o presidente da SBPC.

Janine Ribeiro também citou a importância da Reunião Anual nos debates políticos, com destaque à presença de representantes do Governo Federal na programação. “Queria realçar o fato de que este ano faz 50 anos da primeira visita de um ministro a uma Reunião Anual, em 1974. E esse ano será o nosso recorde, virão cinco.”

Estarão presentes na programação da 76ª Reunião Anual, a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; a ministra da Saúde, Nísia Trindade; a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; a ministra do Planejamento, Simone Tebet e o ministro da Educação, Camilo Santana. De segunda a sexta-feira (8 a 12 de julho), cada ministro fará uma conferência, às 10h da manhã.

O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, reforçou a importância da programação e da participação da sociedade nas discussões. “É uma honra para a Universidade Federal do Pará recepcionar esta Reunião Anual. Agradecemos muito a confiança da SBPC e o trabalho em parceria que realizamos até aqui, para que, na próxima semana, toda a comunidade científica que virá ao Pará e a nossa população possam usufruir de uma programação rica e muito importante para o debate dos grandes temas que ocupam o nosso dia a dia.”

Tourinho também reforçou que é impossível falar de Ciência e de sociedade sem considerar as preocupações ambientais. “Essa é uma Reunião Anual que colocará no centro das discussões muito do que importa para as populações amazônicas, já que estamos discutindo a construção de um futuro que seja sustentável e inclusivo. Ou seja, o que precisamos fazer para evitar o agravamento da crise climática e o que precisamos fazer para garantir a conservação dos nossos recursos naturais.”

Secretária-geral da SBPC e coordenadora do evento, Cláudia Linhares Sales afirmou que, até o momento, mais de 17 mil pessoas já se inscreveram para participar da 76ª Reunião Anual, um recorde de público. Tourinho comemorou o forte engajamento do público:

“Ficamos muito felizes com esse número de inscrições, mas salientamos que a inscrição não é uma exigência para que as pessoas participem, compareçam e acompanhem todas as atividades que acontecerão aqui. Toda a programação da Reunião Anual é aberta para todas as pessoas que tenham interesse.”

Em sua fala, Sales também agradeceu a receptividade da UFPA. ““Eu queria agradecer, em primeiro lugar, a Universidade Federal do Pará por acolher e hospedar a nossa Reunião Anual. Esta é a 76ª que fazemos ininterruptamente. E ao dispor de seus espaços, ao abrir suas portas a toda a comunidade, este é um ato de grande generosidade da Universidade.”

A secretária-geral da SBPC também deu mais detalhes da programação da Reunião Anual, que contará com estruturas específicas para crianças e adolescentes.

“Nesse momento das Reuniões Anuais da SBPC, a gente tem dois focos principais. O primeiro é promover a cultura científica, o que, para nós, é uma questão de cidadania. Para isso, nós temos mais de 4 mil metros quadrados de tenda para programações dedicadas a crianças e adolescentes, a SBPC Jovem. A UFPA também está inovando e fez uma segunda tenda para crianças de zero a cinco anos. Nós também teremos mais de 4 mil metros quadrados da tenda da ExpoT&C, que é uma tenda de Ciência, Tecnologia e Inovação e que terá, ainda, em seu auditório, uma programação própria dos institutos de pesquisa do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) e de demais expositores.”

Entre os destaques, Sales pontuou o retorno da parceria com a Marinha do Brasil, que levará duas exposições à Reunião Anual: uma sobre os oceanos e outra sobre o continente branco.

Para a pesquisadora, além do comprometimento na promoção da cultura científica, o segundo foco da SBPC é aprofundar os temas de preocupação global à sociedade. “Nós estamos trazendo mais de 200 atividades científicas, conferências e mesas redondas, para debater não só questões de CT&I, mas também questões sociais, como Segurança Pública, Comunicação e o uso da Inteligência Artificial.”

Na visão da secretária-geral da SBPC, a Reunião Anual é uma grande parceria com diferentes atores para oferecer à comunidade científica, à cidade de Belém e toda a região uma grande festa da Ciência.

“A partir da próxima segunda-feira (08/07), virão as grandes agências de fomento do País, com suas diretorias, que passarão a semana conosco. A Reunião Anual receberá os grandes tomadores de decisão de Ciência, Tecnologia e Inovação. Vamos mudar o QG da ciência brasileira para o campus Guamá da Universidade Federal do Pará”, concluiu.

Rafael Revadam – Jornal da Ciência