A cidade de Belém se prepara para receber a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 7 a 13 de julho de 2024, no Theatro da Paz e no campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA). Com o tema “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”, o evento vai focar em questões ambientais e o papel estratégico da Amazônia para o desenvolvimento sustentável, informa o Jornal da Ciência.
O evento visa reunir cientistas de diversas áreas para debater soluções para a crise climática e preparar as bases para a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá em Belém em 2025. “Será uma reunião belíssima, com uma programação cultural muito intensa organizada pela UFPA. O evento reunirá cientistas e pesquisadores de diferentes regiões do País, mas todos com o foco de debater e estabelecer um novo contrato social com a natureza. Queremos pensar como podemos construir uma sociedade mais justa e sustentável”, diz Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC.
Com 286 atividades programadas, a reunião anual da SBPC promete engajar diferentes públicos através de uma combinação de debates presenciais e virtuais. Claudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC, enfatiza que a realização do evento na Amazônia trará maior visibilidade às questões ambientais críticas para a região e para o país. “A gente espera que a SBPC antecipe os grandes debates da COP30, porque as soluções para a Amazônia brasileira têm que ser encontradas no Brasil, com a ciência que se faz aqui. Afinal, quem mais conhece a Amazônia são os cientistas e a população locais”, diz.
A programação completa está disponível no site oficial do evento (https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/), oferecendo uma visão detalhada das atividades e facilitando o planejamento para os participantes.