A comunidade universitária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) escolheu a mascote da SBPC Jovem da 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que acontecerá entre os dias 13 e 19 de julho, em Recife. A eleição contou com a participação de mais de 1.600 pessoas, entre servidores e estudantes, e vencedor recebeu 835 votos (51,6%).
Batizada de Gui, a mascote é um macaco sagui paramentado com o traje típico do “Caboclo de Lança”, uma criação do servidor técnico-administrativo da UFRPE, Thyago Silva Lacerda.
Ele conta que o sagui é um visitante frequente no campus da UFRPE. “É comum vermos famílias inteiras deles cruzando o campus, o que é sempre um momento agradável”, diz. Lacerda também destaca o estigma enfrentado pela espécie: “Em determinado período, circularam notícias associando esses primatas a doenças, o que gerou ataques e abates arbitrários. Isso causou um grande impacto ambiental. Então, quis trazer o sagui como um símbolo lúdico e resgatar sua importância na fauna local.”
O traje do “Caboclo de Lança” homenageia uma figura tradicional do folclore pernambucano, símbolo da resistência afro-indígena. “Ele é um personagem simbólico, um guerreiro do Maracatu, que carrega a força e a ancestralidade dos povos indígenas e africanos. É um emblema da cultura pernambucana. Preservar essa cultura é também preservar o conhecimento”, destaca.
O servidor conta que contou com o apoio de vários amigos na criação da mascote, o que permitiu um trabalho cuidadoso na elaboração da ilustração e na escolha das cores. Sobre o nome, Lacerda explica que é uma homenagem a um amigo muito querido. “Conheci um cara muito alto astral chamado Guilherme, o Gui. Quando terminei o rostinho da mascote, me lembrei dele na hora. Então pensei: ele pode ser o Sagui Gui”, conclui.
SBPC Jovem
A SBPC Jovem integra a programação da 77ª Reunião Anual da SBPC, que acontecerá de 13 a 19 de julho na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife.
Voltada para estudantes e professores da educação básica, bem como para entusiastas da ciência de todas as idades, a SBPC Jovem oferece uma variedade de atividades educativas e lúdicas. A atividade foi criada em 1993, com o propósito de aproximar crianças e jovens do universo científico e dos pesquisadores, despertando o interesse por ciência, tecnologia e inovação.
Organizada pela UFRPE em colaboração com instituições locais, esta edição da SBPC Jovem ocorrerá de 14 a 19 de julho, com uma programação gratuita e diária que inclui exposições, mostras interativas, museus itinerantes, oficinas e diversas outras atrações. Vale ressaltar que, assim como toda a programação da 77ª Reunião Anual, esta é uma atividade aberta a todo o público interessado.
Com o tema “Progresso é Ciência em todos os Territórios”, a 77ª Reunião Anual da SBPC deste ano propõe um olhar atento às especificidades e aos desafios de cada região do país, desde as grandes metrópoles até as áreas rurais, periféricas e marginalizadas. O objetivo é promover um amplo diálogo sobre o papel da ciência no enfrentamento das desigualdades regionais e na construção de soluções sustentáveis e inclusivas para todos os cantos do Brasil.
A programação incluirá conferências, mesas-redondas, exposições interativas, atividades culturais, minicursos, webminicursos e a tradicional Sessão de Pôsteres. A participação no evento é gratuita. Há cobrança de taxa apenas para:
- Participação nos minicursos e webminicursos;
- Autores com trabalhos aprovados na Sessão de Pôsteres;
- Aquisição do material do evento (opcional).
O evento está com inscrições abertas e gratuitas. Mais informações no: https://ra.sbpcnet.org.br/77RA/
Vivian Costa – Jornal da Ciência